Espetáculo circense da Turma da Mônica é dica para o fim de semana em São Paulo

Quadras de areia no Pacaembu e festivais de cinema também são opções na capital

São Paulo

Espetáculo da Turma da Mônica une circo e dancinhas do TikTok

Na onda dos multiversos que invadem os filmes hollywoodianos, a Mauricio de Sousa Produções apresenta o Monicaverso para comemorar o aniversário de 60 anos da personagem mais famosa de suas tirinhas.

O Circo da Turma da Mônica entra em cartaz neste sábado (1°) no Teatro Bradesco, no bairro de Perdizes, com o espetáculo "Mônica 60". Essa é a terceira temporada do musical circense roteirizado e dirigido por Mauro Sousa, filho de Mauricio de Sousa.

Ensaio do Circo da Turma da Mônica, no Teatro Bradesco - Andy Santana/Divulgação

A ideia, diz o diretor, é homenagear todas as versões da personagem hoje sexagenária. Por isso, dividem o palco vários formatos da personagem, incluindo a Toy —animação que aparece em vídeos curtos feitos para as redes sociais.

O circo também homenageia a própria história de Mauricio de Sousa, cujo pai foi artista e trabalhou em picadeiro quando o quadrinista era criança. Para ele, o espetáculo é uma volta à infância.

A trama conta a história da Mônica, ao longo das seis décadas desde que ela apareceu em uma história pela primeira vez.

Quem narra a sua trajetória e conduz o musical é a voz de Taís Araújo. A atriz aparece em uma versão animada que reproduz os contornos do seu rosto no tradicional estilo da Turma da Mônica. Essas imagens são projetadas em um telão que fica no fundo do palco.

Além dela, as atrizes Sophia Valverde e Giulia Benite —que interpretam a dentuça nos filmes em live action— também aparecem virtualmente no palco, assim como Mônica Sousa, filha de Mauricio que inspirou a personagem.

Nessa montagem inédita, que Mauro Sousa considera o maior espetáculo já produzido por sua empresa, foram incluídos atletas de esportes radicais além dos artistas de circo. Em conjunto com palhaços, trapezistas e acrobatas, estão patinadores e ciclistas que saltam e fazem manobras arriscadas em uma pista que entra no palco para executar alguns números específicos.

Cada fase da Turma da Mônica traz músicas originais que acompanham as danças e acrobacias. As canções, compostas por Mauro e seu primo, Marcelo Souza, misturam diferentes ritmos nacionais e internacionais de acordo com o estilo dos personagens.

Os números com a Turma da Mônica Jovem, por exemplo, são embalados por músicas mais agitadas e modernas, que misturam pop, funk e rap. É a deixa para Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão adolescentes fazerem passos de danças populares no TikTok.

Para o diretor do espetáculo, essa modernização é parte do sucesso da personagem com os mais jovens. "É preciso um bom espetáculo e uma boa produção para atrair esse público", explica o diretor.

A montagem fica em cartaz em São Paulo até o dia 30 de julho e segue para o Rio.

Mônica 60

Pacaembu abre quatro quadras para prática de beach tênis e futevôlei ao longo do mês de julho

São Paulo tem um novo capítulo na ascensão das quadras de beach tênis: elas chegam agora na Praça Charles Miller, diante do tradicional estádio do Pacaembu.

O projeto gratuito Praia de Paulista, que começa dia 1º de julho e segue até 30, vai permitir a prática de esportes na areia —mas também tem espreguiçadeiras para quem só quiser pegar um sol.

Ao todo, serão quatro quadras de areia em que podem ser praticados futevôlei e beach tênis, sempre de terça a domingo, das 9h às 17h. Haverá também uma arena central com torneios oficiais dessas modalidades.

Projeto Praia de Paulista na praça Charles Miller, no Pacaembu - Divulgação

Quem quiser usar o espaço, que tem 4.200 m2, terá de fazer agendamento prévio no site praiadepaulista.com.br. O uso pode ser para uma pessoa ou para um grupo.

Em frente à entrada do estádio estará a arena principal, com capacidade para 1.000 pessoas. Lá acontecerão o Campeonato Paulista de Futevôlei, o Circuito Paulista de Clubes de Futevôlei, o Campeonato Paulista de Clubes de Beach Tennis e o Circuito Paulista de Beach Tennis –Etapa Praia de Paulista. As partidas decisivas serão transmitidas pelos canais SporTV.

Com o inverno mais quente e menos chuvoso que o comum, o Praia Paulista estimulará as pessoas a levarem suas bebidas e comidas em um cooler –tal qual em uma praia– para consumir no local. Haverá ainda quatro bebedouros onde os visitantes poderão encher suas garrafas.

O projeto é uma parceria entre a empresa Goolaço, que oferece serviços e eventos esportivos, e o Museu do Futebol, instituição do governo do estado de São Paulo.

O local terá também contâiners para separação do lixo, tratado por uma empresa especializada.

Praia de Paulista

Mostra de cinema Bresson-Marker

Dois dos maiores nomes do cinema francês, Robert Bresson e Chris Marker, ganham uma homenagem na Cinemateca com uma mostra de filmes gratuita. Nesta sexta-feira (30), às 17h, por exemplo, o público pode assistir a ‘Lancelot do Lago’ (foto), de Bresson, que remonta a trajetória do cavaleiro da Távola Redonda. Já no domingo (2), às 20h, dá para ver o "Sem Sol", de Marker, uma espécie de filme-ensaio que enfoca sobretudo o Japão dos anos 1980 e outros assuntos no mesmo fluxo narrativo. A Cinemateca fica no largo Sen. Raul Cardoso, Vila Mariana

Cena do filme 'Lancelot do Lago', de Robert Bresson
Cena do filme 'Lancelot do Lago', de Robert Bresson - Divulgação

Feira do Bem

O evento no Parcão da Chácara Klabin (av. Prefeito Fabio Prado com r. Vergueiro) terá espaço gastronômico com comidas para degustar e artigos de mercearia para levar para casa, como queijos, antepastos e geleias. Haverá comidas e bebidas típicas de festa junina, como vinho quente e quentão, além de tortas de bobó de camarão da Pie To Go e nhoque de mandioquinha da Pastificio Cipolletta. As crianças poderão jogar queimada, pular corda e ainda ver uma apresentação de dança com a família, seguida por uma oficina. As atrações são no sábado (1) e domingo (2), das 10h às 19h

Projeto Praia de PaulistaFeira do Bem na Chácara Klabin em São Paulo na praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu
Feira do Bem na Chácara Klabin em São Paulo - Divulgação

La Casserole

Em comemoração aos 69 anos do tradicional restaurante francês no centro de São Paulo, a casa está com um menu especial ao longo de todo o mês, até o próximo dia 27. Por R$ 275 por pessoa, é possível provar pratos que se utilizam ou dos ingredientes ou das técnicas que fizeram história no local. No fim de semana, a promoção está disponível às sextasfeiras, mas também vale para o período entre terça e quinta. Os jantares são servidos em seis tempos e incluem pratos como o pato ao molho laranja e degustaçãod e queijos. O restaurante fica no número 346 do largo do Arouche

Prato servido no La Casserole, em comemoração aos 69 anos da casa
Prato servido no La Casserole, em comemoração aos 69 anos da casa - Divulgação

The Witcher

Para quem quiser ficar em casa e aproveitar as novidades do streaming, a terceira temporada de "The Witcher" chegou à Netflix nesta quinta-feira (29). A trama segue Geralt, um mutante caçador de monstros, interpretado por Henry Cavill, que tenta se encontrar em um mundo cheio de criaturas selvagens. Nesta nova leva de episódios, ele segue em fuga com a jovem Ciri, papel de Freya Allan, e a ajuda em seu treinamento de magia, enquanto forças do mal os perseguem. A série é baseada nos livros de Andrzej Sapkowski e é um dos maiores sucessos da plataforma. A classificação etária é 18 anos

Henry Cavill na primeira temporada da série 'The Witcher' - Divulgação

Cine Kids

O MIS, Museu da Imagem e do Som (av.Europa, 158, Jardim Europa, região oeste), apresenta no domingo (2), às 14h, o longa-metragem infantil ‘Garoto Cósmico’, de Alê Abreu, que conta a história de três crianças que vivem em um mundo futurista e se perdem no espaço, iniciando uma aventura de descobertas. A exibição será seguida por uma oficina inspirada no filme em que as crianças terão de montar seus próprios vagões e criar personagens com os materiais disponíveis. A atividade é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do filme

Cena do filme infantil "Garoto Cósmico" - Divulgação

8 1/2 Festa do Cinema Italiano

O filme "Michelangelo Infinito", de Emanuele Imbucci, é a atração deste fim de semana do evento que exibe destaques da produção cinematográfica contemporânea do país europeu. De sexta (30) a domingo (2), com sessões sempre às 13h30, o Espaço Itaú Augusta (r. Augusta, 1.475, na região central da cidade) exibe esse documentário que conta o percurso artístico de um dos maiores nomes do Renascimento. Além de abordar as suas principais obras, o documentário conta com reconstituição da vida do artista encenada por atores

Cena do filme "Michelangelo Infinito"
Cena do filme "Michelangelo Infinito" - Divulgação

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais