4 Amigos estreia turnê de comédia em SP com volta do quadro 'Fila de Piadas'

Temporada que vai até dezembro começou na segunda (11) no Teatro Bradesco

São Paulo

O 4 Amigos, grupo de comédia formado por Afonso Padilha, Dihh Lopes, Márcio Donato e Thiago Ventura, começou na segunda (11) uma nova turnê pelo Brasil para celebrar o seu aniversário de 10 anos.

Até dezembro, a trupe leva o show "Fila de Piadas" ao Teatro Bradesco, em São Paulo, sempre às segundas. O espetáculo de humor ainda passa por 30 cidades nos cinco estados do Brasil, além de cidades em Portugal.

Quatro homens sorrindo
Afonso Padilha, Dihh Lopes, Márcio Donato e Thiago Ventura, os 4 Amigos - Divulgação

Criado em 2016, o stand-up em cartaz traz piadas escritas. Começa sempre com um tema geral, por exemplo: eu nunca. Então os integrantes se revezam, em fila, para fazer apresentações curtas sobre o tema central, que misturam experiências vividas ou inventadas.

Mesmo com um roteiro, o "Fila de Piadas" permite que os quatro comediantes interajam com o público. Não é improviso, segundo Thiago Ventura, é stand-up. "Mas a gente é completamente maluco e então, se aparece alguma coisa para gente falar, a gente fala. É o jeito que a gente é".

A imprevisibilidade do quadro é um elemento que faz cada ser show único, concorda Afonso Padilha, outro integrante.

Fazia tempo que o grupo não apresentava o "Fila de Piadas" de forma aberta, com público semanal. A apresentação saiu da rotação dos shows presenciais e ficou só no canal de YouTube do 4 Amigos, que acumula mais de 3 milhões de inscritos.

"A gente espera um público novo que ainda não conseguiu assistir ao vivo o 'Fila de Piadas', quadro que muita gente conheceu durante a pandemia, na época em que ficou todo mundo em casa", explica Dihh Lopes.

O rápido esgotamento das sessões —as próximas quatro já estão cheias— dá uma dimensão do sucesso do quarteto. Em 2023, gravaram um stand-up com humoristas mulheres para o Start+, mas todos têm carreiras individuais consolidadas.

Thiago Ventura, além de ser um regular no programa "A Culpa é do Cabral", do Comedy Central, fez o especial "Pokas", na Netflix. No mesmo streaming, Padilha tem o stand-up "Alma de Pobre". Já Donato lançou nesta semana a série no YouTube "12 Passos", enquanto Lopes criou a websérie "O Processo" e tem um podcast sobre o Santos.

Mas o que mantém o projeto em pé é o relacionamento entre a trupe, resultado de uma década de amizade. Os quatro se conheceram fazendo shows de comédia em uma época em que todos estavam começando a carreira em SP.

"A gente acaba conhecendo muitas pessoas durante os shows, mas entre nós quatro acabou havendo mais intimidade. A gente falava de tudo nos bastidores, não só de comédia", explica Donato.

A união era tanta que foi um passo natural montar um grupo de comédia próprio, onde eles pudessem ser os próprios empresários ao invés de só participar das apresentações de outros humoristas.

O grupo trata hoje a sua trajetória como uma de sucesso, tanto dentro das redes sociais como fora. "É um carreira de muito empenho, determinação e sorte também", diz Donato. "Na época em que o 4 Amigos começou, existiam muitos humoristas bons no mercado, mas a gente conseguiu se destacar de uma forma que a gente não imaginava".

Donato afirma que não esperava fazer shows fora de SP, muito menos fora do Brasil. Um dos segredos, continua ele, é a química entre o quarteto. Com estilos próprios, não é raro os comediantes mencionem uns aos outros nas piadas.

Thiago Ventura, por exemplo, gosta de brincar com Donato quando tem oportunidade. "Ele é o mais engraçado entre nós", diz Ventura. "Primeiro, porque ele odeia a gente; segundo, porque ele não tem nenhuma paciência e terceiro, porque a gente alopra muito ele".

Os ingressos para o "Fila de Piadas" estão disponíveis só até junho, por enquanto, no site da uhuu.com a partir de R$ 50.


4 Amigos - Fila de Piadas
Onde: R. Palestra Itália, 500, 3° Piso, Perdizes, região oeste.
Quando: Todas as segundas, de 11 de março a 24 de junho de maio.
Preço: a partir de R$ 50 em uhuu.com


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais