Lombo, bacon e provolone: dono de bar conta segredos de receita campeã

O ex-palmeirense Ademir da Guia e o pugilista Maguila já foram ao bar de Jose Alexandre Trama, 42. As evidências estão em quadros com fotos dos dois ícones do esporte logo atrás do balcão do Bar do Xandão, na Vila Matilde (zona leste de São Paulo), vencedor da terceira edição do Comida di Buteco em SP. O concurso elegeu o melhor petisco e avaliou temperatura de bebidas, limpeza e atendimento em 50 casas da capital paulista.

Entre 11 de abril e 11 de maio, Xandão teve bastante trabalho, pois era o único que sabia preparar o ganhador lombotone grill: fatias de lombo enroladas com provolone e bacon, acompanhadas por farofa, molho vinagrete e molho de ervas. "É algo bem artesanal, fiz de coração para o concurso e vou manter no cardápio", conta ele, que participou da competição pela primeira vez. "Sabia que seria difícil, mas nunca duvidei de que poderia ganhar. Trabalhei muito para isso."


Segundo ele, o processo da receita é trabalhoso: primeiro, é preciso cortar fatias finas do lombo e deixar de um dia para o outro marinando no tempero. Depois, deixar as peças do tamanho certo para espetar. Em seguida, corta-se mais fatias finas de provolone e bacon. "O bacon é para umedecer o lombo, que é uma carne mais seca". Para finalizar, encaixa os três ingredientes, com cuidado, no palito de churrasco.

No período de concurso, o tira-gosto especial custava R$ 8, mas isso deve mudar. "Ainda preciso estudar o preço e os dias que vamos servir, talvez não seja todos os dias", afirma. "Mas nesta sexta e no sábado quem vier poderá experimentá-lo", garante. Churrasco e pescada branca grelhada também são especialidades.

Quem visitar o Bar do Xandão vai perceber também o carinho que ele guarda para amigos e família. Fotos dos pais, por exemplo, estampam as paredes da casa. "Quando meu pai morreu em 2004, pensei em nem abrir mais o bar. Mas minha mãe me incentivou a não parar. Quando ela partiu, no ano passado, tive forças para seguir em frente, pois lembrei das palavras de apoio."

E agora, após a repercussão da vitória, Xandão não esconde a vontade de abrir outro ponto. "Essa foi uma vitória em homenagem ao bairro, pois muita gente não acredita nele. Mas gostaria de algum dia ter um bar em uma região mais movimentada, como o Tatuapé."


ORIGEM

Nascido e criado na Vila Matilde, Xandão criou o bar em 2002. "Eu trabalhava numa indústria química, mas eu sempre me dei bem com comida. E fazia churrasco e vendia latinhas de cerveja aqui na própria garagem de casa [onde hoje é o bar]".

"Vinha pouca gente, dava vontade de desistir, mas fiquei firme. Foi um grande sacrifício", relembra.

Embora quisesse abrir um negócio, ele conta que seu pai não queria que largasse o emprego. "Sempre quis ganhar meu dinheiro. Quando estava na escola, vendia geladinho após a aula. Tenho esse lado empreendedor."

Aos poucos, o movimento foi aumentando e ele mesmo melhorou a estrutura: montou o balcão, fez uma escada para interligar os dois ambientes e, posteriormente, pôs de pé uma churrasqueira.

E, mesmo com o reconhecimento do público, ressalta: "Até hoje não é fácil. Tenho minhas dívidas para pagar, minhas contas."

COMIDA DI BUTECO 2014

O segundo lugar ficou com o Bar do Justo, que concorreu com coxinha de massa de mandioca e grão-de-bico, recheada com carne de sol e requeijão.

Em seguida, ficaram as casas Distinta Freguesia (3º lugar, com a porção de bolinhos empanados recheados com anchovas, escarola e lascas de provolone); Nação Nordestina (4º lugar, com minicoxinhas de abóbora com pernil e maionese de milho) e, empatados no 5º lugar, Barnabé (com minitapiocas recheadas com creme três queijos e carne de sol, acompanhado de geleia de jabuticaba) e Lins Sushi (com tilápia empanada em tiras com molhos de maracujá, picante e tártaro).

Ao todo, 50 bares —dez em cada região da cidade— concorreram ao posto de melhor tira-gosto de São Paulo. Durante 30 dias, júri e público puderam experimentar os pratos e dar notas, depositando a avaliação em urnas. A votação foi contabilizada pelo Vox Populi.

O tempurá de camarão do Sotero ganhou na categoria especial, feito com Doritos, um dos patrocinadores.

Os petiscos não foram os únicos avaliados. Higiene da casa, atendimento e temperatura da bebida corresponderam a 30% da nota.

Diferentemente da edição de 2013, que pedia que as criações tivessem mandioca ou linguiça, neste ano o tema era livre. O resultado foi uma variedade de petiscos criados com carnes, peixes, frutos do mar e legumes.

BAR DO XANDÃO - Rua Gil de Oliveira, 477, Vila Matilde, zona leste, São Paulo, SP. (11) 2653-2078. Ter. a sex.: 17h às 22h30; sáb.: 12h às 19h

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais