Crítica: Palhaços e baratas estrelam peça com tom brechtiano

É senso comum que os humanos são menos resistentes à radiação de bombas do que as baratas, mas esses insetos não viveriam mais do que muitos seres vivos mais simples, apesar do mito criado acerca de sua sobrevivência.

O novo espetáculo do premiado Grupo Esparrama, de teatro de rua e de palco, faz dessa hipótese de sobrevida o assunto da peça Fim? e domina a plateia com as trapalhadas dos palhaços Batatinha (Rani Guerra) e Nerdolino (Kleber Brianez).

Os palhaços Batatinha e Nerdolino no espetáculo "Fim?", do Esparrama
Os palhaços Batatinha e Nerdolino no espetáculo "Fim?", do Esparrama - Sissy Eiko/Divulgação

O público não para de rir com as situações criadas pela dupla, que também se reveza como as baratas Beatriti e Margueriti, que perseguem esses dois únicos sobreviventes da Terra.

Os palhaços procuram um caminho em que haveria espaço para replantar a vegetação do planeta, atravessando lixões, campos minados, armadilhas mirabolantes e barragens rompidas (em alusão à tragédia no rio Doce, em Minas).

Dirigidos por Iarlei Rangel, os dois excelentes atores fazem ironias sobre um mapa confuso, dinamites, propagandas de guerra, publicidade, poluição, foco, metas, objetivos e resultados.

Nada fica de pé nas ruínas dessa encenação, com trilha sonora (Grupo Esparrama) e cenografia (Marcela Donato) que informam mais do que mil palavras para lembrar a proposta do teatro didático brechtiano.

Avaliação: bom

Indicação do Guia: a partir de seis anos

Teatro Alfa - sala CB - R. Bento Branco de Andrade Filho, 722, Jardim Dom Bosco, tel. 5693-4000. 204 pessoas. Sáb. e dom.: 17h30. Até 27/11. CC: V, M, AE, D. Ingresso: R$ 30

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais