Museu do Futebol inaugura exposição com álbuns, selos, postais e figurinhas

Quem cresceu colecionando figurinhas de álbuns ou jogando bafo com elas pode anotar na agenda: a partir de sábado (dia 30) o Museu do Futebol (centro de São Paulo) sedia a exposição Futebol de Papel.

Mais de 700 itens, entre álbuns, postais, selos e figurinhas, compõem a exposição. Além de 200 objetos originais, à mostra em vitrines, há coleções digitalizadas, em um totem multimídia.

Entre as relíquias estão ingressos das Copas do Mundo, de 1930 até 2010, e o ingresso da cerimônia de inauguração do Estádio do Pacaembu, de 1940.

Os visitantes, além de apreciarem a exposição, também podem se divertir com um jogo de bafo, mesas de pebolim e o game "Futpixel", em que a pessoa constrói o seu próprio mosaico animado, como um videogame.


A exposição foi organizada a partir de objetos de 12 colecionadores, cinco clubes (Portuguesa, São Paulo, Botafogo e os clubes de várzea Associação Atlética Açucena e Santa Marina Atlético Clube), além de documentos da Biblioteca Nacional e do Instituto Von Martius.

João Batista dos Santos também é um dos homenageados. Por mais de 20 anos ele foi o responsável pelo "Nosso Jornal", um semanal criado em 1962 com contos sobre os times e campeonatos amadores de Perdizes, em São Paulo.

O artista Marcelo Jácome produziu, para a exposição, uma instalação de 15 metros de comprimento, com 500 pipas.

Informe-se sobre o local

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais