Marcello Antony é Macbeth em peça de Shakespeare que estreia hoje

A tragédia escocesa de William Shakespeare (1564-1616) ganha nova adaptação pelas mãos do mineiro Gabriel Villela. Seu "Macbeth" estreia nesta sexta-feira (1º/6), no Teatro Vivo (zona sul de São Paulo), com elenco todo masculino.

Siga o Guia no Twitter
Curta a página do Guia no Facebook

Crédito: João Caldas/Divulgação Claudio Fontana (esq.) e Marcello Antony estão no elenco de "Macbeth", que conta só com atores homens

No palco, Marcello Antony interpreta o personagem-título, homem ambicioso que, incentivado pela gananciosa mulher, Lady Macbeth (Claudio Fontana), passa de herói a tirano. Depois de salvar a Escócia, ele usa dos meios mais sórdidos para ascender ao trono.

A opção do diretor de colocar em cena apenas atores homens foi para voltar às origens do texto (à época, mulheres não podiam atuar) e ressaltar a força masculina e a energia de guerra da obra do bardo inglês.

Para as personagens do sexo oposto, no entanto, os atores não buscam aludir ao feminino. "Não criei uma voz ou um corpo de mulher. Não é uma interpretação realista. A maldade independe do sexo", diz Fontana.

Em sua versão, feita a partir da tradução de Marcos Daud, Villela enxugou o texto e criou um narrador, que ajuda a costurar a trama.

Os figurinos, assinados pelo diretor e pelo artista plástico Shicó do Mamulengo, trazem adereços lúdicos. A coroa de Lady Macbeth, por exemplo, é feita com uma coleira de pitbull. Já as armaduras foram concebidas a partir de malas velhas.

Informe-se sobre a peça

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais