Crise hídrica é tratada com humor em novo musical de Zé Henrique de Paula

Após uma seca de vinte anos, uma população enfrenta uma terrível crise hídrica e passa a ser proibida de utilizar banheiros particulares. Leis severas garantem que o povo pague para fazer xixi em banheiros públicos, controlados por uma megacorporação. Caso as regras sejam quebradas, os supostos criminosos são enviados para a prisão, de onde jamais retornam.

É este o cenário apocalíptico do espetáculo "Urinal, o Musical", que estreia nesta sexta (3). Adaptada da comédia musical norteamericana vencedora de três prêmios Tony, a versão brasileira tem direção de Zé Henrique de Paula e direção musical de Fernanda Maia.


A montagem, inspirada nos cabarés alemães do século XX e no teatro brechtiano, tem 16 canções autorais e um elenco formado por atores experientes no teatro, mas com pouca vivência no teatro musical. "Mesmo no âmbito dos musicais norteamericanos, a peça é tida como alternativa. Ela alia forma e conteúdo para tratar questões políticas de forma satírica, original e sombria", conta Zé Henrique de Paula.

Para ele, o musical faz uma alegoria a uma situação que não está tão distante de nossa realidade. "Um dos personagens diz uma frase da qual gosto muito: 'Será que as pessoas não gostariam de saber que o estilo de vida que elas levam é insustentável?'", diz o diretor.

Teatro do Núcleo Experimental - r. Barra Funda, 637, Barra Funda, região oeste, tel. 3259-0898. 65 lugares. Seg., sex. e sáb.: 21h. Dom.: 19h. Até 6/7. Ingr.: R$ 40 (sex.: grátis). Ingr. p/ 2122-4070 ou compreingressos.com.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais