Mostra homenageia diretor francês Paul Vecchiali em retrospectiva que exibe 14 de seus filmes




Reverenciado em maio pelo festival IndieLisboa, na seção Herói Independente, o diretor francês Paul Vecchiali recebe, aos 87 anos, nova homenagem internacional com a retrospectiva dedicada a ele pela Mostra, que lhe entregará o prêmio Leon Cakoff (deferência ao criador e diretor do festival, morto em 2011).

Nascido na Córsega, Vecchiali é um herói independente e também desconhecido até mesmo para boa parte do público do cinema autoral europeu. Seus filmes têm distribuição restrita e quase nenhum prêmio. O conjunto da obra se caracteriza pelo freestyle liberdade estética que o põe na contramão de um universo, o do cinema de prestígio, que valoriza o rigor e a repetição formal.

Com a revolução digital e o amplo acesso à produção, muita gente se pergunta sobre o quê fazer cinema; o resultado, para essa turma com recursos na mão e pouca ideia na cabeça, são filmes que parecem existir apenas para que a pessoa diga que faz filmes. Não é, decididamente, o caso de Vecchiali.

O amplo espectro de interesses que o movem e o movem de forma passional poderá ser conferido nos 14 títulos que a Mostra exibirá. Restará apenas uma lacuna: o período inicial, que inclui dois longas (o primeiro, "Os Pequenos Dramas", de 1961) e três curtas.

Cena de "Os Sete Desertores", novo longa do francês Paul Vecchiali, homenageado na 41ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Cena de "Os Sete Desertores", novo longa do francês Paul Vecchiali, homenageado na 41ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo - Divulgação

O mais antigo longa da retrospectiva é "O Estrangulador" (1970), em que Jacques Perrin interpreta um assassino de mulheres convencido de que cumpre uma boa missão. O mais recente é "Os 7 Desertores" (cujo título original tem o complemento "ou a Guerra a Granel"), que fará estreia mundial em São Paulo.

Entre um e outro, mil coisas. Vecchiali abordou a condição feminina, de maneira lúdica, por meio do relacionamento entre duas atrizes em "Mulheres, Mulheres" (1974). Explorou o amor e a busca da felicidade entre homens, em "Uma Vez Mais" (1988), que dividiu com "A Última Tentação de Cristo" o prêmio da crítica no Festival de Veneza.

Nos últimos anos, continua trabalhando intensamente. "Noites Brancas no Píer" (2014), que disputou o Festival de Locarno, aproxima dois estranhos (um homem e uma mulher) em uma situação inusitada. "É o Amor" (2015) começa com uma trama de vingança promovida por uma mulher traída que se descobre envolvida por sua armadilha.

Em "O Ignorante" (2016), com Catherine Deneuve e Mathieu Amalric, o próprio Vecchiali interpreta o protagonista, que se aproxima do fim da vida disposto a reerguer uma ponte afetiva com o passado.

Veja salas e horários de exibição.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais