'Três Anúncios para um Crime' traz como protagonista a mulher forte por excelência


Quando Hollywood começa, enfim, a levantar a voz contra o assédio e o machismo, um filme protagonizado por uma mulher forte que não tem medo de denunciar e intimida, em vez de ser intimidada, vem bem a calhar.

"Três Anúncios para um Crime", vencedor do prêmio do público no Festival de Toronto e de melhor roteiro em Veneza, traz como protagonista a mulher forte por excelência.

Na trama, Frances McDormand vive Mildred, uma mulher que, sete meses após ter a filha assassinada numa pequena cidade do interior dos Estados Unidos, sem que o culpado fosse identificado, transforma o luto em raiva e decide intimar o chefe da polícia local com três outdoors instalados numa estrada:

"Estuprada enquanto morria", "Mas ninguém foi preso", "Por que, chefe Willoughby?"

Frances McDormand em cena do filme "Três Anúncios Para um Crime"
Frances McDormand em cena do filme "Três Anúncios Para um Crime" - Divulgação

Os outdoors acabam por criar atrito entre a mulher e a população conservadora daquele bastião da América profunda, que venera o tal chefe de polícia, interpretado por um ótimo Woody Harrelson. Com ele, Mildred tem uma relação de conflito afetuoso.


É com outro policial, Dixon (o incrível Sam Rockwell), que a tensão escala para um estado de quase-guerra. Quando Mildred acusa a polícia de torturar negros em vez de resolver crimes, Dixon rebate: "É torturar afro-americanos!"

No drama cômico do roteirista e diretor britânico Martin McDonagh ("Na Mira do Chefe"), violência e aquele humor que provoca risos constrangidos se combinam de um jeito único.

"Três Anúncios" lembra muito um filme dos irmãos Coen pelo humor ácido, mesmo em situações graves, e por ter McDormand, a musa dos Coen, como protagonista. A atriz, aliás, tem aqui nova chance de levar o Oscar, 21 anos depois de "Fargo". As outras mulheres fortes de Hollywood terão que penar para batê-la.

Veja salas e horários de exibição.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais