Crítica: Cordel e mamulengos inspiram peça 'As Travessuras de Mané Gostoso'

Logo na abertura da peça "As Travessuras de Mané Gostoso", a plateia é transportada para uma feira popular onde se desenrola uma história cheia de peripécias, contada pela companhia pernambucana Meias Palavras.

Com gestos e linguajar impecáveis, o grupo, dirigido por Fernando Escrich, é composto pelos atores Luciano Pontes (também autor do texto) e Arilson Lopes e pelo músico Samuel Lira, que executa uma trilha sonora contagiante.

"As Travessuras do Mané Gostoso", espetáculo infantil em cartaz no Sesc Consolação *** ****
O espetáculo tem trilha sonora contagiante, executada ao vivo pelo músico Samuel Lira (centro) - Paulo Winz/Divulgação

Na história, dois homens decidem virar vendedores ambulantes de mané-gostoso, um brinquedo de madeira encontrado nas feiras do interior do país (bem representadas na iluminação de Luciana Raposo). Cenário e figurino são inspirados na literatura de cordel.

Pontes e Lopes interpretam e manipulam os mamulengos e começam a narrar a história da disputa amorosa entre Mané Gostoso e Bibiu, ambos apaixonados pela mocinha Anarina.

Os personagens são ora representados pelos bonecos, ora encarnados pelos atores. Há um bom jogo com a plateia, que escolhe qual dos dois interpretará Mané Gostoso ou o melhor amigo do protagonista.

O espetáculo é um pouco extenso. Mas os diálogos e as canções, com direito a emboladas, esbanjam rimas divertidas e soam saborosos na boca dos atores, uma dupla e tanto.

Avaliação: muito bom
Indicação da crítica: a partir de 5 anos

Sesc Consolação - R. Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, região central, tel. 3234-3000. Sáb.: 11h. Até 26/8. CC: V, M, E, D. Ingresso: R$ 5 a R$ 17. Crianças até 12 anos: grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais