Descrição de chapéu Artes Cênicas
Teatro

Peça '20 Mil Léguas Submarinas' estreia em SP dialogando com a pandemia

Adaptação teve estreia atrasada no ano passado e apresenta universo fantástico de Júlio Verne

São Paulo

Depois de dar a volta ao mundo em 80 dias e adentrar as profundezas da Terra, a premiada Cia. Solas de Vento apresenta mais uma aventura inspirada na obra de Júlio Verne. A peça "20 Mil Léguas Submarinas", que encerra a trilogia Viagens Extraordinárias, estreia neste sábado, dia 16, no Centro Cultural Banco do Brasil, o CCBB.

Originalmente previsto para estrear em abril do ano passado, o espetáculo entrou para a lista de produções adiadas por causa da pandemia.

Além de ter sido adaptada aos protocolos de segurança, como obrigatoriedade do uso de máscaras pelo público e distanciamento entre as poltronas, a peça foi atualizada para dialogar com a situação dos dias atuais. Mas Ricardo Rodrigues, ator da peça inspirada no livro homônimo de 1869, explica que algumas situações, como o medo do desconhecido, permanecem nas duas versões.

"20 Mil Léguas Submarinas" conta a história do submarino Náutilus construído pelo Capitão Nemo com tecnologia avançadíssima e que acaba provocando acidentes com outras embarcações, o que faz com que seja temido e caçado como se fosse um monstro marinho.

A maior parte da ação se passa com os personagens enclausurados no interior do submarino e nas profundezas do oceano. Os recursos usados para criar essa atmosfera são sobretudo projeções em vídeo, que ajudam a compor o cenário fantástico, mas também a manipulação de lanternas e refletores pelo elenco.

Segundo o diretor Álvaro Assad, o objetivo do espetáculo é transformar todo o teatro em um ambiente subaquático. O cenário não é o único elemento projetado durante a peça —os movimentos dos atores, que têm inspiração circense, são capturados e exibidos em diferentes ângulos para dar a sensação de estar dentro da água.

Mas lembre-se —se decidir ir ao teatro, use sempre máscara e respeite os protocolos de segurança dos espaços.

20 Mil Léguas Submarinas
Texto: Júlio Verne. Adaptação: Cia. Solas de Vento. Direção: Álvaro Assad. Com: André Schulle, Bruno Rudolf, Ricardo Rodrigues e outros. Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo - R. Álvares Penteado, 112, região central, tel. (11) 4298-1270. Sáb. e dom.: 15h. Até 14/2. Ingr. R$ 20 em eventim.com.br.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais