Confira dez atrações online e gratuitas para aproveitar o aniversário de São Paulo

Programação no feriado tem atracões virtuais como shows, peças e lançamento de livros

São Paulo

São Paulo vai ter um aniversário como o de todo mundo na pandemia —longe da rua, distante de aglomerações e apostando no mundo digital.

Como nesta segunda começam as medidas mais restritivas da quarentena, anunciadas pelo governo na última sexta, dia 22, o jeito é celebrar os 467 anos da cidade em casa.

Confira dez atrações online e gratuitas para aproveitar o feriado.

Brecht - O Prazer de Pensar
Parte do projeto Teatro na Mário, transmitido online pela Biblioteca Mário de Andrade, o espetáculo traz trechos de autoria do dramaturgo alemão Bertold Brecht, incluindo peças, ensaios e notas que dialogam com questões contemporâneas.
Texto: Bertolt Brecht. Adaptação, direção e atuação: Renato Borghi e Elcio Nogueira Seixas. Seg. (25): 19h, no canal da Biblioteca Mário de Andrade no YouTube. Grátis


Contos Populares e Histórias da São Paulo Antiga
Para comemorar o aniversário da cidade, a Cia Mapinguary apresenta mitos paulistanos e conta histórias sobre o surgimento de alguns bairros da capital ao som de músicas de compositores paulistanos.
Seg. (25): 16h, no Facebook e Instagram (@ccvilaformosa). Grátis


De Perdizes às Galáxias - O Cosmopolitismo de Haroldo de Campos
O caráter cosmopolita da obra do poeta paulistano Haroldo de Campos é assunto do bate-papo promovido pela Casa das Rosas com o doutor em comunicação e semiótica Julio Mendonça. Durante a conversa, que também exibe trechos de entrevistas do autor, são explorados aspectos que influenciaram a sua produção.
Seg. (25): 19h, na plataforma Zoom. Inscrições no formulário deste link. Vagas limitadas. Grátis

O poeta, escritor, tradutor e ensaísta paulistano Haroldo de Campos - Juan Esteves/Folhapress

Dandara, A Guerreira Quilombola
Nesta contação de histórias, Jordana Dolores Dandara reúne relatos e lendas populares sobre Dandara, a guerreira negra do quilombo de Palmares, que teve trajetória de luta e liderança, mas foi apagada ao longo do tempo.
Seg. (25): 17h, no Facebook da Casa de Cultura de São Mateus. Grátis


Garoa
O cantor paulistano Jota.pê apresenta seu novo trabalho, "Garoa", com referências de afoxé e samba. O repertório inclui músicas inéditas e parcerias com artistas como Leandro Léo e Bruna Back.
Seg. (25): 20h, no Facebook da Casa de Cultura Vila Guilherme. Grátis


Live Aniversário de SP
Ao som de rap, funk e trap, o show traz nomes como o DJ Naldinho, que apresenta sua homenagem ao cotidiano periférico, o grupo NGKS traz referências black para todo mundo poder dançar e a MC Kamikaze, que solta o verbo no rap.
Seg. (25): 18h, no Facebook da Casa de Cultura M'Boi Mirim. Grátis


A Pirâmide dos Piques - São Paulo Narrada pelo Largo da Memória
O designer e escritor Gustavo Piqueira lança seu novo livro neste feriado. Na ficção, o monumento mais antigo de São Paulo conta a história da cidade e é acompanhado de mais de 300 imagens, entre fotos, colagens e intervenções gráficas. O evento tem mediação de Francis Manzoni.
Seg. (25): 11h, no canal do Sesc Parque Dom Pedro 2º no YouTube. Grátis


Que Objeto É Esse? – Edição Especial de Aniversário de São Paulo
O Museu da Casa Brasileira faz edição comemorativa e virtual da oficina que estimula o público a criar relações entre a cidade de São Paulo e sua representação por meio de desenhos. Músicas que apresentam diferentes lados da capital servem de inspiração para a criação das imagens.
Seg. (25): 10h, pelo Zoom. Inscrições no formulário neste link. Grátis


São Paulo - Território em Construção
O Museu do Ipiranga lança site do projeto que mostra o desenvolvimento urbano de São Paulo com imagens do acervo do museu, animações e depoimentos de historiadores e pesquisadores. O material é divulgado no formato de webstories e também traz detalhes sobre alguns pontos marcantes da capital, como a avenida Paulista.
Seg. (25): 0h01, no site spterritorioemconstrução.com.br. Grátis


SPCD na Estrada
A avenida Paulista é palco para o primeiro episódio da websérie em que a São Paulo Companhia de Dança homenageia a capital e os lugares percorridos durante suas turnês. Na estreia, o grupo apresenta a coreografia gravada de "Odisseia" (2018), de Joëlle Bouvier, sobre a questão da migração.
Seg. (25): 18h no canal da SPCD no YouTube. Grátis

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais