Descrição de chapéu covid e meu bairro
Passeios

Prédio abandonado no Minhocão ganha ar moderno com livraria só de escritoras

Edifício também abriga pizzaria e restaurante no terraço, além da Gato Sem Rabo

Edifício na rua Amaral Gurgel, 344

Edifício na rua Amaral Gurgel, 344 Gabriel Cabral/Folhapress

São Paulo

O número 344 da rua Amaral Gurgel exibe pixos e restos de lambe-lambe. Mas, entre os inquilinos, não há nada de abandono —há uma pizzaria da moda, uma livraria dedicada a mulheres, escritórios de design e, muito em breve, um restaurante ocupando o terraço.

Ao lado do Minhocão, o edifício FSMJ está de pé desde os anos 1970. No alto da entrada principal, entre hieróglifos de tinta spray, lê-se “Ocupa Fidel Castro” e “Terra Livre” —um registro da história do imóvel. Abandonado por anos, com diferentes movimentos de luta por moradia tendo passado pelo lugar, há um ano o prédio vem sendo reformado.

A pizzaria Divina Increnca foi a primeira a abrir as portas ao público, no térreo, na entrada que fica na esquina com a rua General Jardim. A casa é especializada no estilo de pizza que está na moda na capital, com tamanho individual, massa de fermentação longa e bordas altas.

Nas últimas semanas, foi a vez de a livraria Gato Sem Rabo começar a ganhar forma no local. Dedicada a obras assinadas apenas por mulheres, independentemente do gênero literário ou da área de produção, tem abertura neste sábado, dia 29.

Dentro da livraria, haverá um pequeno café, com cozinha sob responsabilidade de outro vizinho, o Cora. Com estreia prevista para as primeiras semanas de junho, o restaurante ocupa o topo do edifício de seis andares, que é aberto e de onde é possível avistar o Copan e o Minhocão.

No comando estão Rafael Capobianco, do Caracol Bar, e o chef argentino Pablo Inca, pupilo de Paola Carosella e ex-Mangiare.

Entrada do prédio que ocupa o número 344 da Amaral Gurgel
Entrada do prédio que ocupa o número 344 da Amaral Gurgel - Gabriel Cabral/Folhapress

A mudança orquestrada dentro do edifício é quase uma metáfora do movimento que passa toda a região e marca a estreia da Planta Inc, empresa que converte antigos e ociosos edifícios da região central em prédios residenciais, com serviços no térreo, como lojas e restaurantes. “Percebi que dar um novo uso a esses lugares pode promover uma cidade melhor”, diz Guil Blanche, 31, à frente da incorporadora.

Blanche foi fundador do Movimento 90º, que viabilizou a instalação de jardins verticais em construções na capital. Ele diz que, enquanto procurava empenas que pudessem receber jardins, entre 2012 e 2013, paralelamente mapeou prédios subutilizados no centro.

Pizza de calabresa da unidade de Perdizes da Divina Increnca
Pizza de calabresa da unidade de Perdizes da Divina Increnca - Marcos Nogueira

Além do número 344 da Amaral Gurgel, a Planta Inc. tem outros três empreendimentos em obras, todos na região da Vila Buarque, e com entregas previstas para 2022. São edifícios que tinham alta vacância e eram, originalmente, comerciais. O único que manteve essa natureza foi o FSMJ —os outros serão majoritariamente residenciais.

“Enquanto existem prédios abandonados no centro, há pessoas que gastam três horas por dia no trânsito. Se elas puderem morar perto do trabalho, será um começo para uma cidade mais sustentável.”

Fachada da livraria Gato Sem Rabo
Fachada da livraria Gato Sem Rabo - Gabriel Cabral/Folhapress

Divina Increnca
R. Amaral Gurgel, 338, Vila Buarque, região central. Seg. a dom.: 18h às 21h. Delivery via WhatsApp (11) 99156-8300, Goomer, Rappi ou iFood, de seg. a dom.: 18h às 23h

Gato Sem Rabo
R. Amaral Gurgel, 338, Vila Buarque, região central. Abertura sáb. (29). Ter. a sáb.: 11h às 17h. Pedidos via WhatsApp (11) 99976-0011

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais