Descrição de chapéu quadrinhos
Passeios

Caco Galhardo inaugura exposição com trabalhos que resumem seus 20 anos de carreira

Obras também estão à venda em galeria de SP dedicada exclusivamente ao mundo dos quadrinhos

São Paulo

Na rua Augusta, meio escondida em uma das lojas da Galeria Ouro Velho, uma galeria de arte dedicada exclusivamente ao universo dos quadrinhos mergulha, a partir desta quinta-feira, dia 9, nas mais de duas décadas de carreira do cartunista da Folha Caco Galhardo.

A exposição foi feita sob os cuidados do próprio artista com a dupla que comanda a 9ª Arte Galeria, Alexandre Teixeira Vital e Mona Lisa Terto Martins. São cerca de 30 trabalhos de Galhardo, entre tiras, páginas de HQs, cartuns e até telas feitas em acrílico, que ele vem explorado há cerca de quatro anos. A mostra fica em cartaz até 2 de abril.

personagem desenhado pelo caco calhardo, ele é um homem vermelho com uma cabeça muuuito pequenina
Obra de Caco Galhardo exposta até o dia 2 de abril na 9° Arte Galeria, na rua Augusta - Caco Gualhardo

"Estou há mais de 20 anos fazendo quadrinhos e minha carreira é toda na Folha, onde eu praticamente comecei a desenhar. Quando você faz a mesma coisa por muito tempo, olhar para trás é muito legal. Revi coisas do meu comecinho, como as tiras dos Pescoçudos [publicadas entre 1997 e 2010]", diz Galhardo, que não quis produzir uma linha do tempo rígida para a seleção.

O cartunista, que atualmente publica a série "Daiquiri" na Ilustrada, conta que enxerga um paralelo entre o seu trabalho do fim da década de 1990 e o mundo atual. "Muitos dos pescoçudos, que eram seres neuróticos de uma grande cidade, tinham os pescoços voltados para baixo nos anos 1990. Essa foi uma profecia concretizada visualmente. Hoje está todo mundo assim, olhando para o próprio umbigo, para os celulares."

Todos os itens expostos estão à venda, com obras que partem de R$ 100 no site da galeria. "A gente fica fazendo quadrinhos por muitos anos, chega um momento em que você quer dar uma variada. Pintar me tira um pouco dessa coisa tão lógica, racional, que são os quadrinhos. É uma coisa libertadora", conta ele sobre as telas que vem produzindo.

Quem quiser conhecer mais sobre a obra do cartunista também pode comprar nas livrarias sua obra mais recente, "Cinco Mil Anos: Mais Um de Covid", que reúne tiras feitas entre 2020 e 2021 e que falam de assuntos relacionados à pandemia.

Exposição Caco Galhardo

  • Quando Até 2/4, às ter. e qua. das 11h às 15h; às sex. das 11h às 15h e das 19h às 21h e sáb. das 13h às 19h
  • Onde 9° Arte Galeria - r. Augusta 1371, loja 113, Consolação
  • Preço Grátis

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais