Descrição de chapéu instagram
Passeios

Veja 3 exposições para viralizar nas redes sociais, com piscina que não molha e sorvetes gigantes

Novas mostras instagramáveis em São Paulo atraem os sedentos pela melhor selfie

'Espuma Delirante de Rafael Silveira' espalha esculturas de casquinhas de sorvete derretidas gigante pelo 20º andar do Farol Santander

'Espuma Delirante de Rafael Silveira' espalha esculturas de casquinhas de sorvete derretido gigantes pelo 20º andar do Farol Santander Ignacio Aronovich/Divulgação

São Paulo

Quem for ao Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo a partir da próxima quarta, dia 13, vai poder entrar numa piscina —e sair dela com as roupas sequíssimas. Perto dali, a poucos minutos de caminhada, chega-se ao Farol Santander, onde sorvetes com seis metros se esparramam pelo chão. Já no shopping Pátio Higienópolis, 150 balões coloridos repousam pendurados no teto.

O que existe em comum? Todas são novas exposições abertas na cidade e pensadas como espaços instagramáveis, que buscam atrair os sedentos por selfies e por atualizações do perfil nas redes sociais. Não que isso seja uma novidade em São Paulo —as mostras imersivas sobre Van Gogh e Portinari estão aí para provar–, mas os cenários fofos e coloridos fazem sucesso na internet e se multiplicam.

No CCBB, a mostra é "A Tensão", com 16 trabalhos do argentino Leandro Erlich que tentam criar ilusões de ótica. O destaque é "Swimming Pool", que coloca o público dentro de uma piscina, na qual o visitante não se molha.

Ao olhar a instalação de fora, dá até para pensar que as pessoas estão mesmo submersas dentro da água. Mas a sensação é fruto de uma engenhoca. Há duas placas de acrílico instaladas no topo, bem rentes às bordas, entre as quais ficam presos 800 litros de água. Com isso, todo o espaço do interior fica vazio e seco, sendo possível caminhar livremente —e, é claro, posar para fotos.

Para dar a sensação de piscina cheia, um mecanismo ainda lança jatos pressurizados na água presa entre as placas, causando movimentos no líquido e ajudando a criar a ilusão.

Otaviano Costa e a esposa Flávia Alessandra na obra 'Swimming Pool' da exposição 'A Tensão', no Rio de Janeiro - @otaviano no Instagram

Apesar de a obra ser usada hoje para viralizar nas redes sociais, "Swimming Pool" foi construída pela primeira vez em 1999, quando ainda nem existia Instagram ou celulares com câmeras fotográficas.

O artista garante que nunca teve o objetivo de fazer suas obras viralizarem na internet, mas não descarta que isso seja benéfico para a exposição. "Fico feliz que meu trabalho seja legal, mas não há essa estratégia."

Há também outras criações que tentam despertar sentimentos de estranhamento. Em "The Cloud", por exemplo, uma nuvem surge dentro de caixas, enquanto "Silver Boat" cria uma miniatura de barco suspensa no ar.

O título da mostra, "A Tensão", soa também como a palavra "atenção". "Não estou tentando parecer mágico, tudo é bastante simples. Mas o processo de reconhecer as obras pede atenção e cria uma tensão. A realidade é uma construção complexa, é nisso que estou interessado", explica Erlich.

A mostra chega a São Paulo depois de passar pelas unidades do CCBB de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro.

Outra exposição com cenários instagramáveis, fofos e coloridos está no Farol Santander. Aberta no mês passado, "Espuma Delirante de Rafael Silveira" fica no 20º andar do prédio, exibe esculturas gigantes de casquinhas de sorvete e painéis com vídeos de ares psicodélicos.

Logo na entrada, o visitante já é recebido com um chão cor-de-rosa e paredes supercoloridas. Na área principal, um sorvetão de seis metros de comprimento derramado pelo chão chama a atenção. A escultura é tão grande que dá até para sentar ou deitar em cima dela —usando o cenário para, de novo, tirar fotos.

Há ainda outras casquinhas menores espalhadas, todas petrificadas em algum nível de derretimento. Vídeos com imagens coloridas e aleatórias são projetados nas paredes para completar o ambiente.

Uma salinha mais adiante guarda quadros com pinturas que se mexem como nos filmes de Harry Potter. As molduras foram esculpidas para lembrar o formato de insetos, como aranhas e besouros.

Sorvete derretido com seis metros de comprimento na exposição 'Espuma Delirante de Rafael Silveira'
Sorvete derretido com seis metros de comprimento na exposição 'Espuma Delirante de Rafael Silveira' - Ignacio Aronovich/Divulgação

Com obras criadas pelo artista paranaense Rafael Silveira, "Espuma Delirante" é ideal para quem só quer publicar uma imagem inusitada nas redes sociais. Mas a mostra não vai muito além disso –o passeio, além de ser curto, parece reunir os trabalhos aleatoriamente, sem uma narrativa clara.

Por fim, outro nome conhecido na cena de arte instagramável está em cartaz em São Paulo. Flávia Junqueira, conhecida por criações cheias de balões ultracoloridos e com elementos que remetem à estética infantil "kidcore", assina a instalação "Revoada #3", inaugurada no sábado (2), no shopping Pátio Higienópolis.

Junqueira colocou 150 balões de resina pendurados na cúpula do centro de compras, suspensos por cabos com alturas diferentes –são cerca de 50 metros entre a abóboda de vidro do teto e o térreo.

A ideia é que a instalação seja visível a partir de qualquer piso do shopping. Para completar a experiência, ela exibe duas fotografias de balões coloridos no Paço das Artes, museu que mudou de sede recentemente e agora fica no mesmo complexo do shopping.

"Exposições imersivas são uma moda, mas a arte é sempre preenchida com tendências. Pintura, fotografia, instalações, esculturas, audiovisual, todas foram tendências. Quem sabe qual será a próxima? A arte é subjetiva. Você pode gostar ou não, e está tudo bem", diz Erlich.

Espuma Delirante de Rafael Silveira
Farol Santander - r. João Brícola, 24, Centro, tel. (11) 3553-5627, Instagram @farolsantandersp. Até 7/8. Ter. a dom., das 9h às 20h. R$ 30 no site farolsantander.com.br/#/sp ou na bilheteria


Revoada #3
Shopping Pátio Higienópolis - av. Higienópolis, 618, Higienópolis, região central, Instagram @patiohigienopolis. Até 15/5. Seg. a sáb., das 10h às 22h. Dom. e feriados, das 11h às 20h. Grátis


A Tensão
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo - r. Álvares Penteado, 112, Centro, tel. (11) 4297-0600, Instagram @ccbbsp. De 13/4 a 20/6. Qua. a seg., das 9h às 19h. Grátis, c/ agendamento p/ site bb.com.br/cultura


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais