Depois de Van Gogh, Portinari e Monet, agora é a vez do pintor francês Pierre-Auguste Renoir ganhar uma exposição dedicada à sua vida e obra na capital paulista —mas sem nenhum quadro de verdade.
Em vez disso, "Renoir - A Beleza da Vida" aposta em projeções que reproduzem as pinturas de um dos principais nomes do impressionismo do século 19 em ambientes pensados para os visitantes fazerem fotos e vídeos para as redes sociais, numa onda de mostras imersivas que têm inflado a agenda cultural de São Paulo.
A abertura é neste sábado, dia 13, no shopping Pátio Paulista. Entre os espaços instagramáveis está um pequeno barco que foi montado em frente a uma projeção do quadro "O Esquife", que ilustra duas mulheres passeando em um lago a bordo de uma canoa.
Alguns passos adiante, há um balanço de madeira em meio à imagem de outra obra. Próximo dali, surgem projeções feitas em guarda-chuvas para mais fotos. A exposição é dividida em oito seções temáticas. Numa delas, pinturas de Renoir são reproduzidas em vídeo, o que faz com que as ilustrações se movam dentro das molduras e interajam entre si.
Outro ambiente é dedicado às banhistas que Renoir retratava em tinta a óleo. Também eram frequentes em seus trabalhos os passeios ao ar livre, as festas e o cotidiano dos franceses —como ilustrado em "Baile no Moulin de la Galette", um de seus quadros mais famosos, que ganha uma explicação em um vídeo de cinco minutos exibido no local.
Para visitar a exposição, é preciso pagar R$ 50. Mas, quem preferir ver obras de verdade de Renoir pode caminhar cerca de um quilômetro e meio até o Masp, na avenida Paulista, que conta com 12 quadros do pintor francês em seu acervo. Entre os mais conhecidos, estão "Rosa e Azul" e "A Banhista e o Cão Griffon". Para entrar no museu é necessário desembolar o mesmo valor que a atração do shopping —ali, o ingresso também custa R$ 50.
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