Neste sábado (8), o último desta edição do festival gastronômico Taste SP, a tarde ensolarada em meio ao frio do outono fez as taças de vinho se multiplicarem pelo evento, com brancos e rosés dominando os brindes. O consumo de vinho vem crescendo no Brasil, na contramão de uma tendência global de queda.
Entre as opções mais pedidas, estão os rótulos de duas marcas nacionais, a Salton e a Zanotto. Na primeira, famosa pelos espumantes, mas com opções para todos os paladares, as taças custam entre R$ 20 e R$ 29, enquanto as garrafas vão de R$ 69 a R$ 125.
"No primeiro fim de semana estava frio, então inevitavelmente as pessoas pediam mais tintos. Hoje, pelo calor, os espumantes são os mais pedidos", explica Luciana Salton, diretora executiva da marca gaúcha, que participa do Taste há mais de três anos. Nesta edição, uma campanha reverte todo o lucro aos afetados pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul durante o mês de maio.
"Já arrecadamos mais de R$ 400 mil com parceiros e doações, que já estão sendo destinados para colaboradores atingidos, produtores rurais e para a infraestrutura das cidades", diz a executiva.
Perto dali, em outro estande, fica a Zanotto, marca da Vinícola Campestre, que também expõe diferentes rótulos e convida o público a participar de degustações —quem gostar pode levar taças ou garrafas, respectivamente, a partir de R$ 18 e R$ 40.
"Selecionamos alguns rótulos, dentre eles brancos e rosés, que estão saindo muito neste sábado. Da mesma maneira que nós atendemos na loja, estamos fazendo aqui, com prova de todos eles", explica Michelle Gonzaga, gerente da Campestre em Pinheiros, na região oeste da capital.
Além das diversas opções de vinhos e espumantes, o Taste também reúne, no Parque Villa-Lobos, restaurantes comandados por grandes chefs, que oferecem os carros-chefes dos seus cardápios em porções menores, para que o público possa provar diferentes opções. Cada casa apresenta um menu com três receitas, uma delas criada exclusivamente para o festival. Os preços vão de R$ 20 a R$ 55.
Neste edição do Taste, a oitava no Brasil, 31 restaurantes selecionadas pelo consultor gastronômico Luiz Américo Camargo participam da evento —alguns deles apenas em alguns dias.
Neste final de semana, uma das novidades é o judaico Nosh, que serve sanduíche de schnitzel de frango (R$ 30) e um sanduba especial de hering (um tipo de peixe) por R$ 35. A outra casa nova é o taiwanês Mapu, famoso pelos baos, os pãezinhos assados no vapor, recheados com porco desfiado ou nabo —uma unidade sai por R$ 25, e duas por R$45.
A Folha é parceira do Taste. Por isso, assinantes do jornal têm 20% de desconto no ingresso, que dá acesso às áreas comuns de restaurantes e expositores, incluindo palestras e aulas, shows de música ao vivo e DJs. Já o consumo nos bares e restaurantes é feito à parte, por meio de um cartão que o cliente carrega no evento com o valor desejado.
Taste Festival
Parque Villa-Lobos - av. Prof.Fonseca Rodrigues, 2.001,região oeste. De sex. a dom. Até 9/6. Ingressos a partir de R$ 65 em brasil.tastefestivals.com (assinantes Folha têm 20% de desconto)
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