Uma das últimas criações de Mozart, a ópera “La Clemenza di Tito” foi encomendada em 1791 para a cerimônia de coroação de Leopoldo 2º como rei da Boêmia. A trama, ambientada no Império Romano, foi escolhida para abrir a temporada de óperas do Theatro São Pedro. Com direção musical de Felix Krieger e encenação de Caetano Vilela, o espetáculo estreia na sexta (26).
A história, dividida em dois atos, é centrada na figura do imperador Tito Vespasiano (interpretado pelo tenor Caio Duran), que está apaixonado pela filha do rei da Judeia. Ao descobrir que o governante pretende se casar com outra mulher, a preterida Vitellia (a soprano Gabriella Pace) decide encomendar seu assassinato a Sesto (Luisa Francesconi), que está apaixonado por ela.
A montagem privilegia as vozes femininas, com duas mulheres se travestindo para interpretar dois personagens masculinos: além de Sesto, vivido por Francesconi, a meio-soprano Luciana Bueno interpreta Annio.
Outra adaptação se dá no plano cenográfico, com os ambientes da Roma Antiga transpostos para os dias atuais. Andaimes fazem as vezes dos alicerces que são comumente usados hoje em dia para sustentar velhas construções da cidade.
Theatro São Pedro - R. Dr. Albuquerque Lins, 207, Santa Cecília, região central, tel. 3661-6600. 636 lugares. Qua. e sex.: 20h. Dom.: 17h. Até 5/5. Ingr.: R$ 30 a R$ 80.
Comentários
Ver todos os comentários