Grupo Lume costura cem memórias em espetáculo intimista

Em 'Kintsugi. Cem Memórias', companhia de Campinas investiga ato de lembrar

São Paulo

O número que aparece no título de “Kintsugi. Cem Memórias”, montagem que o Grupo Lume estreia nesta sexta (24) no Sesc Avenida Paulista, é literal. No espetáculo com texto de Pedro Kosovski —ganhador do Shell-Rio por “Caranguejo Overdrive” em 2016— e direção do argentino Emilio García Wehbi, o elenco revisita, em pequenos monólogos, uma centena de lembranças pessoais, ativadas por objetos como óculos e retratos antigos.

“Em um momento em que as pessoas clamam pela volta da ditadura, nos pareceu imperioso confrontar a questão da memória”, afirma o ator Jesser de Souza. "Mas, aqui, há um movimento de metonímia, em que a partir de nossas experiências individuais, convidamos os espectadores à reflexão." A tentativa de criar uma ligação próxima com o público explica a atmosfera quase intimista da montagem, que abriga 77 pessoas por sessão.

Conhecido pelas longas pesquisas, o grupo —que também é responsável pelo núcleo de pesquisas teatrais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)— passou cerca de cinco anos investigando assuntos como o processo bioquímico envolvido no ato de recordar para montar o espetáculo.

Algumas das descobertas acumuladas no período são usadas em cena. É o caso, por exemplo, da ambientação sonora, criada por Janete El Haouli e José Augusto Mannis a partir dos três "Noturnos", de Chopin. Um dos elementos capazes de suscitar recordações em pacientes de mal de Alzheimer e outras demências, na peça a música funciona como uma espécie de presença do inconsciente, varando como uma névoa o palco.

Mais do que simplesmente lembrar, no entanto, é a importância de ressignificar traumas antigos que mais sobressai na peça. Daí a metáfora do “kintsugi”, técnica japonesa de restauração de cerâmicas com laca e pó de ouro. “É um convite a restaurar a ordem, mas incorporando as cicatrizes”, diz Souza.

Sesc Avenida Paulista - Av. Paulista, 119, Bela Vista, tel. 3170-0800. Qui. a sáb.: 21h. Dom.: 18h. Estreia sex. (24). Até 23/6. Ingr.: R$ 9 a  R$ 30. Ingr. p/ sescsp.org.br. 120 min. 16 anos.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais