Entra em cartaz neste domingo (7), no Sesc Avenida Paulista, o espetáculo infantil "Aventuras Ilustradas". Contações de histórias acessíveis, as peças juntam narrativa oral e linguagem gráfica tanto para incluir crianças com deficiências auditivas como para experimentar novas maneiras de exibição.
As historinhas apresentadas na temporada que vai até 4 de agosto são encenadas em parceria entre a Cia. do Liquidificador, que pesquisa música, circo e tradição oral, e o Coletivo EntreLinhas, cujo trabalho é a facilitação gráfica, ou seja, traduzir visualmente a informação, o que é a fala de um grupo.
Dessa forma, em cinco domingos, o público infantil poderá acompanhar cinco contos diferentes, em um casamento da linguagem verbal com desenho e palavra, como se um livro ilustrado fosse transmitido aos espectadores ao vivo.
O ciclo começa neste domingo com "No Longe das Gerais", inspirada nas experiências do escritor Guimarães Rosa (1908-1967) ao seguir comitivas de boiadeiros de Minas Gerais a fim de reunir material para seus trabalhos. Na peça entram dois contos do autor de "Grande Sertão: Veredas", a "A Menina de Lá" e "Famigerado".
Depois são apresentados "Nau Catarineta", sobre embarcação que ficou à deriva por anos (dia 14); "Bárbaro" (21), baseada em livro de Renato Moriconi, e "Siga a Seta" (28), em obra de Isabel Minhós Martins e Andrés Sandoval; e "Sarô?!" (4/8), que fala do químico francês Louis Pasteur (1822-1895) e de um garoto indígena que fica receoso ao ser escolhido como novo pajé da tribo.
Comentários
Ver todos os comentários