Descrição de chapéu teatro
Teatro

Contações de histórias unem narrativa oral a desenhos e escrita no Sesc Avenida Paulista

Espetáculo acessível 'Aventuras Ilustradas' entra em cartaz com história inspirada em Guimarães Rosa

Fernando Silva
São Paulo

Entra em cartaz neste domingo (7), no Sesc Avenida Paulista, o espetáculo infantil "Aventuras Ilustradas". Contações de histórias acessíveis, as peças juntam narrativa oral e linguagem gráfica tanto para incluir crianças com deficiências auditivas como para experimentar novas maneiras de exibição.

As historinhas apresentadas na temporada que vai até 4 de agosto são encenadas em parceria entre a Cia. do Liquidificador, que pesquisa música, circo e tradição oral, e o Coletivo EntreLinhas, cujo trabalho é a facilitação gráfica, ou seja, traduzir visualmente a informação, o que é a fala de um grupo.

Dessa forma, em cinco domingos, o público infantil poderá acompanhar cinco contos diferentes, em um casamento da linguagem verbal com desenho e palavra, como se um livro ilustrado fosse transmitido aos espectadores ao vivo.

Contação de história acessível 'No Longe das Gerais', que junta narrativa oral, ilustração e palavra e é inspirada nas experiências de Guimarães Rosa ao seguir comitivas de boiadeiros de Minas Gerais. Na imagem, atriz Letícia Calvosa aponta quadro com ilustrações e palavras relacionadas à contação
Atriz Letícia Calvosa em 'No Longe das Gerais' junta narrativa oral, ilustração e palavra e é inspirada em vida e obra de Guimarães Rosa - Fabio Spila/Divulgação

O ciclo começa neste domingo com "No Longe das Gerais", inspirada nas experiências do escritor Guimarães Rosa (1908-1967) ao seguir comitivas de boiadeiros de Minas Gerais a fim de reunir material para seus trabalhos. Na peça entram dois contos do autor de "Grande Sertão: Veredas", a "A Menina de Lá" e "Famigerado".

Depois são apresentados "Nau Catarineta", sobre embarcação que ficou à deriva por anos (dia 14); "Bárbaro" (21), baseada em livro de Renato Moriconi, e "Siga a Seta" (28), em obra de Isabel Minhós Martins e Andrés Sandoval; e "Sarô?!" (4/8), que fala do químico francês Louis Pasteur (1822-1895) e de um garoto indígena que fica receoso ao ser escolhido como novo pajé da tribo.

'Aventuras Ilustradas'

  • Quando Aos domingos, das 11h às 12h (até 4/8)
  • Onde No Sesc Avenida Paulista (avenida Paulista, 119, Bela Vista)
  • Preço Grátis
  • Classificação Livre
  • Tel. (11) 3170-0800

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais