A impossibilidade de aglomerações características de shows, sessões de cinema e espetáculos de teatro, para evitar contaminações pelo novo coronavírus, fez com que o setor cultural buscasse alternativas para manter a divulgação de produções.
Nesta sexta (26), o Itaú Cultural estreia o projeto Palco Virtual, que reúne espetáculos inéditos e montagens recentes de teatro, além de curta-metragens. A programação é gratuita e fica disponível no site da instituição até 10 de julho.
Gravadas antes da quarentena, ou na residência dos artistas com produção adaptada, as peças discutem temas relativos ao isolamento social e à luta feminina. São quatro montagens adultas, duas infantis e cinco curtas.
Quem abre a programação é "Viúvas - Performance sobre a Ausência", que conta a história das mulheres de um vilarejo que tentam descobrir o paradeiro dos homens durante a ditadura militar no Brasil.
Outro destaque é "Fim de Jogo", texto de Samuel Beckett sobre um homem cego que vive recluso com seu companheiro, interpretado por Renato Borghi e Elcio Nogueira Seixas. O espetáculo, gravado em casa, foi dividido em cinco episódios que serão divulgados diariamente a partir de 3 de julho.
Todas as peças adultas são disponibilizadas na plataforma às 21h e antecedidas de um curta-metragem da Quarentena Filmes, iniciativa do ator Walmick de Holanda que apresenta clássicos do teatro, como "Antígona" e "Romeu e Julieta", com bonecos e personagens inanimados.
Para as crianças, são disponibilizados dois espetáculos infantis aos sábados, às 11h. O primeiro é "Suma Daqui, Menino!", sobre um garoto que viaja no tempo e conhece personalidades históricas como Henry Ford, Thomas Edison e Graham Bell. Na semana seguinte, os pequenos podem conferir uma versão contemporânea do clássico "Chapeuzinho Vermelho", do Projeto Gompa.
Palco Virtual
Sex. (26) até 7/7 no site itaucultural.org.br
Comentários
Ver todos os comentários