Descrição de chapéu Artes Cênicas
Teatro

Com teatros fechados, peças virtuais estreiam com temas como feminicídio e colonização

Texto inédito de Luís Alberto de Abreu e espetáculo da Mundanacompanhia estão entre as novidades

São Paulo

Mesmo após o anúncio da entrada de São Paulo na fase verde da quarentena, na qual o governo permite a retomada de equipamentos culturais seguindo protocolos de segurança, os teatros ainda estão cautelosos na reabertura de suas portas.

Com poucas casas reabertas e com programação, as artes cênicas ainda seguem firmes e fortes no meio virtual. Usando da tecnologia e das ferramentas dos próprios aplicativos, as companhias apostam na interação com o público e até trechos pré-gravados.

Confira abaixo uma seleção de algumas das estreias.

*

Mostra Teatral SP 10 Anos
A comemoração de dez anos da SP Escola de Teatro inspira um festival que vai até o dia 28 de novembro, com um espetáculo gratuito e virtual por dia. Na programação, aparecem grupos como Pandora de Teatro, Gargarejo Cia Teatral, Coletivo C.A.S.A e Clã do Jabuti.
Sympla Streaming. Seg. a dom.: 20h. Até 28/11. Ingr. em sympla.com.br. Grátis.

Cena de 'Bertoleza', da Gargarejo Cia Teatral
Cena de 'Bertoleza', da Gargarejo Cia Teatral - Marcelo Martin/Divulgação

Dentro
Texto: Diogo Liberano. Direção: Natássia Vello. Com: Laura Nielsen. 14 anos.
Diretamente de sua casa no Rio de Janeiro, Laura Nielsen, do Teatro Inominável, interpreta este monólogo sobre Leonor, uma mulher de 40 anos que retorna a sua antiga casa para tomar café com suas antepassadas mortas.
Acesso remoto. Dom.: 21h. 60 min. 14 anos. Acesso p/ youtube.com/sescsp ou instagram.com/sescaovivo. Grátis.

A peça 'Dentro', de Natássia Vello
A peça 'Dentro', de Natássia Vello - Thaís Grechi/Divulgação

Os Insensatos
Texto: André Sant’Anna. Direção: Mundanacompanhia. Com: André Sant’Anna, Aury Porto, Érika Puga e Zahy Guajajara.
Quatro alegorias sobre a insensatez social brasileira são o ponto de partida da Mundanacompanhia nesta peça, que estreia na terça-feira (24). O texto gira em torno da exploração com a qual colonizadores europeus submeteram povos originários, numa continuação da investigação do grupo sobre essas relações, iniciada no ano passado.
Acesso remoto. Seg. a dom: 22h. Estreia em 24/11. Até 13/12. 50 min. 14 anos. Acesso p/ facebook.com/mundanacia ou shorturl.at/giHQX. Grátis.


Mulheres da Areia
Texto: Humberto Robles. Direção: Christiane Tricerri. Com: Christiane Tricerri, Débora Santos, Erica Montanheiro e Rubens Caribé.
Como parte da série Palco Virtual, o Itaú Cultural promove a leitura inédita do texto do dramaturgo mexicano Humberto Robles. A peça, com direção e atuação de Christiane Tricerri, discorre sobre o problema do feminicídio em Ciudad Juárez, no México —uma das cidades mais violentas do mundo. Depois da apresentação, o dramaturgo e o elenco conversam com o público.
Zoom. Ter.: 20h. 90 min. 16 anos. Ingr. em sympla.com.br. Grátis.


A Semente de Romã
Texto: Luis Alberto de Abreu. Direção: Marina Nogaeva Tenório e Ruy Cortez. Com: Sérgio Mamberti, Walderez de Barros, Ondina Clais, Eduardo Estrela, Lavínia Pannunzio e João Vasconcellos.
Originalmente criada pela Companhia da Memória como duas peças a serem apresentadas simultaneamente no Sesc Pompeia —baseadas nos textos “As Três Irmãs”, de Tchecov, e no inédito “A Semente de Romã”, de Luís Alberto de Abreu, o espetáculo foi transportado para o universo digital e priorizando a obra de Abreu. A estreia ocorre neste sábado (21).
Zoom. Seg. a sáb.: 21h. Dom.: 17h e 21h. Estreia 21/11. Até 8/12. 60 min. 12 anos. Ingr. em sympla.com.br. Grátis.


A Verdade e um Pouco Mais
Direção e dramaturgia: Vana Medeiros. Com: Marina Regis e Renata Alves.
Em seu segundo espetáculo, A Crua Cia. parte da vivência do trauma e do abuso psicológico para contar a história de duas irmãs que só conseguem escapar do caso quando passam a contar sua experiência.
YouTube. Sáb. e seg.: 20h. Até 8/12. 55 min. 16 anos. Ingr.: R$ 15 a R$ 50 em sympla.com.br.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais