Descrição de chapéu Artes Cênicas
Teatro

MITsp lança plataforma online com estreias e peças de edições anteriores; saiba como assistir

Site da Mostra Internacional de Teatro é gratuito e tem exibições a partir desta sexta, dia 12

-
Ícone de Erramos Erramos: esse conteúdo foi alterado
São Paulo

O streaming também chegou ao teatro. A Mostra Internacional de Teatro de São Paulo lançou a MIT+, uma plataforma online com peças gravadas das últimas sete edições do festival, entrevistas, oficinas e espetáculos inéditos.

A programação inicial reúne nomes como Romeo Castellucci, que dirigiu a peça "Sobre o Conceito de Rosto no Filho de Deus”, uma das mais comentadas da primeira edição da mostra. Outros nome são Simon McBurney, que leva o espectador para a Amazônia em seu espetáculo "O Encontro", e Ntando Cele, sul-africana que cria um paralelo com o personagem de Shakespeare em "Vai Vai Othelo".

"Sobre o Conceito de Rosto no Filho de Deus”, peça exibida na primeira edição da MITsp
"Sobre o Conceito de Rosto no Filho de Deus”, peça exibida na primeira edição da MITsp - Divulgação

O site foi idealizado por Natália Machiavelli com os diretores do festival Antonio Araújo e Guilherme Marques. As peças são todas gratuitas, mas é preciso fazer um cadastro para receber o acesso às apresentações.

"Esse é um projeto anterior à pandemia, porque tudo é filmado a cada edição da MITsp e, depois do quarto festival, apareceu essa ideia", conta Araújo. "A pandemia talvez tenha ajudado a acelerar o processo de concretização da plataforma."

Um dos destaques do acervo, que será disponibilizado aos poucos, é justamente a peça de Castellucci, que estava na programação da primeira mostra e será apresentada em trechos. O diretor também foi convidado para uma entrevista em que fala sobre o espetáculo e sobre o momento atual do Brasil. "O trabalho dele abre dois núcleos que são importantes pra plataforma, a doença e a cura", afirma Araújo.

Ele também assinala que as discussões decoloniais são um dos nortes do projeto —além da nova peça da Ntando Cele, a MIT+ terá a apresentação de "Black Off", outro espetáculo da sul-africana, de "Descolonizando o Pensamento, performance da portuguesa Grada Kilomba, e outras palestras sobre o tema.

"A presença nunca vai ser substituída no teatro", diz Natália Machiavelli, criadora da plataforma. "O que vamos fazer é usá-la para alcançar mais pessoas, inclusive um público mais jovem."

Machiavelli e Araújo também afirmam que, quando a mostra voltar a ter suas apresentações presenciais, existe a expectativa que as edições adquiram um caráter híbrido, também com espetáculos acontecendo online.

A seguir, veja uma lista de cinco espetáculos e performances para conhecer na plataforma MIT+, que tem as primeiras exibições disponíveis a partir desta sexta, dia 12.

O Encontro
De 19 a 21 de março, às 11h, e de 22 a 24 de março, às 20h. Direação e atuação: Simon McBurney. 12 anos
Inspirado no livro "Amazon Beaming", de Petru Popescu, o diretor britânico conta a história de Loren McIntyre, um fotojornalista da National Geographic que se perdeu na terra indígena do vale do Javari, na Amazônia brasileira. O ideal é assistir à peça com fones de ouvido para entrar no ambiente sonoro que McNurney cria no espetáculo, gravado no Barbican Centre, em Londres.

Peça 'O Encontro', dirigida por Simon McBurney, está na plataforma online da MITsp, a MIT+
Peça 'O Encontro', dirigida por Simon McBurney, está na plataforma online da MITsp, a MIT+ - Divulgação

Vai Vai Othelo
Dia 16, às 21h, e de 17 a 21 de março, às 20h. Direção: Ntando Cele. 2020. 14 anos
Ntando Cele cria um paralelo com Otelo, personagem de Shakespeare que é um dos poucos protagonistas negros no teatro, para discutir o espaço do negro nas artes cênicas. No espetáculo, gravado no Schlachthaus Theater Bern, na Suíça, a artista interpreta diversos personagens, como o próprio Otelo e uma go-go girl.


Requiem
Dos dias 12 a 15 de março, às 19h. Direção: Romeo Castellucci. 2010, gravada em julho de 2019. Livre
A festa comunitária criada pelo italiano a partir da missa fúnebre de Mozart mostra danças e referências folclóricas —a apresentação é seguida por uma conversa entre o diretor e Júlia Guimarães. Castellucci também é um dos destaques da programação com trechos de "Sobre o Conceito de Rosto no Filho de Deus", peça que estava na programação da primeira edição da MITsp. Ele fala, ainda, sobre o trabalho e a situação atual do Brasil em uma entrevista disponível na plataforma.

Peça 'Requiem', de Romeo Castellucci, gravada em 2019, entra para o catálogo da plataforma online da MITsp, a MIT+
Peça 'Requiem', de Romeo Castellucci, gravada em 2019, está na plataforma online da MITsp, a MIT+ - Pascal Victor/ArtComPress

Camming – 101 noites
Dias 12 e 13 de março, às 23h, e 14, às 16h. Concepção e performance: Janaina Leite. 18 anos. Transmissão ao vivo.
Nessa performance, a dramaturga continua a explorar o universo da pornografia, que também está em seus trabalhos "Stabat Mater" e "O Armário Normando". Agora, o espetáculo parte de sua experiência em plataformas de sexo pago com camgirls, que recebem de acordo com o tempo de permanência dos usuários da plataforma.


Ué, Eu Ecoa Ocê'u É Eu?
De 22 a 24 de março, às 22h. Direção: Cibele Forjaz e Celso Sim. 18 anos
A performance apresenta um rito funerário em homenagem a indígenas mortos pelo coronavírus. O espetáculo, que será exibido em duas versões, transmitidas na sequência, também aborda os problemas de gestão da crise sanitária e o canibalismo. ​

Ícone de Erramos ERRAMOS: O conteúdo desta página foi alterado para refletir o abaixo

Versão anterior deste texto afirmava incorretamente que "Black Off" tem direção de Grada ​Kilomba. A peça é de Ntando Cele. O trecho foi corrigido.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais