'A internet está com muita opinião para pouco fato', afirma Denise Fraga, que reestreia peça

Atriz, ultrajada com ataques à cultura durante governo Bolsonaro, volta a SP com solo 'Eu de Você'

São Paulo

Uma das queixas que Denise Fraga mais costuma ouvir na rua é a de que está sumida, longe das novelas. A atriz esteve no elenco de "Um Lugar ao Sol", da Rede Globo, e viralizou quando sua personagem, uma aspirante a compositora, disse ter entregue uma música para a assessora de Marisa Monte. Até a cantora entrou na brincadeira.

0
Denise Fraga em cena do monólogo 'Eu de Você' - Folhapress

"As pessoas me diziam: ‘Nossa, que bom que te deram uma oportunidade’", ri a atriz, que reestreia nesta semana "Eu de Você", espetáculo encenado pela primeira vez em 2019, e com o qual começou a viajar em 2020 até a suspensão provocada pela pandemia de Covid-19.

Na montagem, a atriz reúne mais de 30 depoimentos que colheu nas redes sociais e transformou em dramaturgia, com o auxílio de Rafael Gomes, André Dib, Fernanda Maia, Cássia Conti e Luiz Villaça, que assina a direção.

Em cena, Fraga conta desde a história de um rapaz que foi abusado e não encontrou apoio da família ao se descobrir homossexual até o de um outro que, vítima de assalto, acabou se relacionando com o assaltante.

"Eu acho que faço teatro como quem conta uma fofoca, sabe?", explica Fraga, que enxerga na peça uma espécie de ritual mais exigente do que os trabalhos que já realizou.

"É um grau de entrega e concentração que parece que tenho um encontro marcado com uma pessoa numa praça e eu vou ter que casar. Não importa se eu conheço ou não a pessoa, mas, naquela noite, eu vou ter que casar."

O espetáculo chega influenciado pelos últimos acontecimentos no país, desde o desmonte da cultura promovido pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro até os atos golpistas de 8 de janeiro.

"Eu acho que nós vivemos um cenário em que fomos vencidos pelo discurso, e isso é uma pena, porque eu sinto que a internet está com muita opinião para pouco fato, é muito discurso e pouca história, e você só forma opinião com vivência", explica.

"Então quando alguém fala alguma coisa que você concorda, se você não tem a vivência que a pessoa teve para formar aquela opinião, você vai construindo opiniões emprestadas com alicerces em um terreno muito frágil. Agora, quando você conta uma história para alguém e consegue tocá-la, ela está vivendo essa história com você."

"Eu de Você" retorna após uma temporada de sucesso no Rio de Janeiro e no interior de São Paulo depois do período sem público por conta da pandemia.

"O teatro tem a missão de dar voz para as angústias. Eu passei a ver uma reação tão interessante da plateia, com as pessoas balançando a cabeça afirmativamente como se dissessem que era exatamente o que queriam ter dito, mas não tinham como. Elas agradecem pelo teatro dar palavras para aquilo que elas sentem e não sabem dizer."

Eu de Você

  • Quando Sex. e sáb.: às 20h30. Dom.: às 17h. Até 12/3. Não haverá sessão nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro
  • Onde Teatro Sérgio Cardoso (r. Rui Barbosa, 153 - Bela Vista)
  • Preço R$ 25 a R$ 80
  • Elenco Denise Fraga
  • Direção Luiz Villaça
  • Acessibilidade

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais