Sérgio Ferrara monta texto inédito de Henrik Ibsen

Nem só de "Casa de Bonecas" e "Hedda Glaber" se faz a obra de Henrik Ibsen. E Sérgio Ferrara sabe disso. Depois de levar aos palcos "O Inimigo do Povo" (2006), o encenador lança-se à tarefa de dirigir e adaptar "Imperador e Galileu", mais um texto do dramaturgo norueguês, que agora ganha montagem protagonizada pelo ator Caco Ciocler.

Crédito: Divulgação
Caco Ciocler (à esq.), Igor Kovalewski (ao fundo) e Joaz Campos em cena do espetáculo

Inédita no país, a peça estreou na sexta-feira (18), no Sesc Santana. No trabalho, Ibsen põe em pauta a questão do radicalismo religioso ao rever a figura de Juliano, imperador que erroneamente herdou a alcunha de "anticristo" ao decretar a liberdade de credo em seu reinado. "A questão da intolerância religiosa continua muito atual. Ainda hoje, a religião é usada como pretexto nas disputas pelo poder", pontua Ferrara.

Escrita durante o exílio de Ibsen na Itália, "Imperador e Galileu" é uma peça de idéias, que se desenrola quase como um tratado filosófico. Em uma demorada incursão pelos domínios da história, o autor redimensiona as atitudes do jovem monarca e deixa entrever os dualismos (especialmente entre idealismo e realidade) que marcariam suas obras posteriores.

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

Direção: Sérgio Ferrara. Onde: Sesc Santana. Classificação etária: 14 anos
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais