Cerveja forte é boa opção no frio; especialista indica 5 bares

Crédito: Fabio Braga/Folhapress
Especialista em cerveja e gastrônomo Eduardo Passarelli (foto) indica cinco locais para beber cerveja forte neste inverno em SP

Preferência nacional durante quase o ano todo, as "loirinhas" geladas são praticamente banidas do cardápio quando as temperaturas caem. Nessa época, as versões fortes da bebida costumam ser boas opções.

Encorpadas e com alto teor alcoólico, as cervejas escuras são ideias para o inverno. O gastrônomo e especialista em cervejas Edu Passarelli explica que isso acontece por causa da maior presença de malte --que confere corpo maior às bebidas-- e do grau elevado de álcool.

"O álcool ajuda a elevar a temperatura do corpo e proporciona sensação de calor a quem bebe. Isso é confortante no inverno", diz. Acima de 6%, essa sensação de calor ao ingerir a bebida já aparece, segundo Passarelli. Já as cervejas "comuns" têm entre 4% e 5% de teor alcoólico.

Crédito: Ricardo Camillato/Divulgação Bar-restaurante Coisa Boa oferece carta com mais de 200 cervejas do mundo inteiro, como a belga Affligem Dubbel
Bar-restaurante Coisa Boa oferece carta com mais de 200 cervejas (foto), como a belga Affligem Dubbel

Para quem quer apreciar uma boa cerveja forte e especial em São Paulo, Passarelli sugere lugares como o recém-aberto "gastro-bar" Coisa Boa (zona oeste), que tem carta com mais de 200 cervejas, como a encorpada belga Affligem Dubbel, com aroma frutado e leve picância.

Estão na lista também o Armazém Cerveja Gourmet e o The Ale House Pub (zona oeste), com mais de 600 rótulos de cervejas nacionais e importadas, entre outros.


CONFIRA BARES INDICADOS PELO ESPECIALISTA:

Armazém Cerveja Gourmet
Bar especializado em cervejas especiais, tem mais de 250 rótulos nas estantes --o cliente pode levar para casa sua garrafa ou beber lá mesmo, em ambiente aconchegante (um cooler especial gela a bebida em 10 minutos). Cervejas nacionais como a gaúcha Mondi Bier Coffe Notes (600 ml), do tipo escura e com notas de café, são dica para acompanhar comes clássicos, como carpaccio e hambúrguer.
Informe-se sobre o local

Cervejaria Nacional
Com a proposta de ser uma "fábrica-bar", a casa oferece cinco chopes de fabricação própria: Pilsen, de trigo, escuro e dois de alta fermentação. No cardápio, os assados na brasa se destacam, mas há petiscos triviais, como os bolinhos de arroz e os pastéis.
Informe-se sobre o local

Crédito: Paulo Pampolin/Hype/Folhapress Bar Frangó (zona norte de São Paulo) tem cardápio variado de cervejas, muitas delas importadas

Coisa Boa
Aberto em maio deste ano, o bar-restaurante ou "gastro-bar" oferece carta com mais de 200 cervejas do mundo inteiro. As variedades da bebida estão espalhadas por uma geladeira de seis metros de comprimento no salão principal. Destaque para as fortes, como a belga Affligem Dubbel, que tem aroma frutado e leve picância, e a Old Foghorn, com 8,8% de álcool. A casa serve, ainda, petiscos e pratos elaborados pelo chef Victor Vasconcellos, que podem harmonizar com as cervejas.

R. Pedroso Alvarenga, 909, Itaim Bibi, zona oeste, São Paulo, SP. Tel: 0/xx/11/3073-0773. Ter. a sex.: 17h às 24h. Sáb. e dom.: 12h às 24h.

Frangó
Aberto em 1987 em um charmoso casarão do século 19, é considerado um dos melhores botecos da cidade. Tem um cardápio variado de cervejas nacionais e importadas, e as irresistíveis coxinhas de frango. Além dos chopes, como o Guinness e o La Trappe, a casa serve combinações de degustação de cerveja.
Informe-se sobre o local

The Ale House Pub
Misto de bar e loja, serve mais de 600 cervejas nacionais e importadas, além de pratos e drinques feitos com a bebida. A casa é dirigida pelo belga Xavier Depuydt, um dos maiores especialistas em cervejas premium no Brasil e pioneiro em importação de cervejas no país.

R. Peixoto Gomide, 1.730, Jardins, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/2679-5011. Seg. a qua.: 16h à 0h; qui.: 16h às 2h; sex. e sáb.: 12h às 2h e dom.: 12h às 21h.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais