Roupas são personagens em espetáculo sobre a morte

Com produções premiadas para o público jovem ("Cindi Hip Hop - Pequena Ópera" e "Orfeu Mestiço - Uma Hip Hópera Brasileira"), o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos estreia seu primeiro espetáculo infantil, "1, 2, 3, Quando Acaba Começa Tudo Outra Vez", escrito e dirigido por Claudia Schapira.


Três atrizes ecoam o choro da menina Joana, que anda amuada e jururu depois da morte do avô. Uma delas traduz essa tristeza na linguagem de libras de um jeito bastante integrado ao espetáculo. Um acerto.

Em tom onírico, Joana entra numa viagem de descobertas ao encontrar em seu guarda-roupa peças antigas, já meio sem uso. Surgem personagens engraçados como a Colchita, uma colcha de retalhos que faz a plateia rir com suas questões existencialistas.

Com direção musical de Eugênio Lima, o elenco tem bastante cumplicidade em cena e canta com graça um repertório de ritmos variados, incluindo uma versão em rap para a tradicional brincadeira das caveiras ("Tumbalacatumba Tumba Tá"). As coreografias são de Luaa Gabanini.

A montagem é caprichada em muitos detalhes. Metáforas do ciclo da vida são projetadas na iluminação, num jogo com o acender e apagar de lâmpadas espalhadas pelo palco. O azul do figurino de Joana destaca seu canto chorado, a tristeza da menina.

Já as projeções de fotografias e animações no cenário branco, com guarda-roupas e painéis, ficam entrecortadas e pouco legíveis. Tal resultado poderia ter melhor execução e efeito nesse espetáculo cheio de sutilezas, que trata a morte como rito de passagem.

Avaliação: muito bom.
Indicação do "Guia": a partir de 7 anos.

Sesc Pompeia - teatro - r. Clélia, 93, Água Branca, região oeste, tel. 3871-7700. 300 pessoas. Sáb. e dom.: 11h. Até 20/12. Ingr.: R$ 5 a R$ 17 (grátis p/menores de 12 anos).

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais