Vladimir Brichta estrela comédia de premiada autora francesa

Um dos textos que marcaram a trajetória da dramaturga francesa Yasmina Reza, "Arte" ganhou mais uma montagem brasileira. Com Marcelo Flores, Vladimir Brichta e Claudio Gabriel no elenco, o espetáculo chega neste domingo (19) ao teatro Renaissance (zona oeste de São Paulo) após uma temporada carioca.

Crédito: André Wanderley/Divulgação Marcelo Flores, Vladimir Britchta e Claudio Gabriel na peça "Arte", da francesa Yasmina Reza, que tem direção de Emílio de Mello

Com outros dois textos de Reza no currículo --O Homem Inesperado" (2006) e "Deus da Carnificina" (2010)--, é Emílio de Mello quem assume a direção.

A peça é marcada pelas características que levaram a premiada autora à consagração: aspectos aparentemente banais do cotidiano trazem à tona discussões profundas.

Na trama, a compra de um quadro monocromático gera um embate entre três amigos: por que pagar tão caro por uma obra toda em branco? O fato é mote para a emersão de temas como arte, trabalho, comportamento e relacionamentos.

Para a montagem, buscou-se reforçar as engrenagens do jogo cênico. "Os personagens não sobrevivem sozinhos, eles só existem a partir desse conflito", explica Emílio.

A comicidade, algo bastante presente na obra de Reza, surge como uma espécie de alegoria, que mascara a infelicidade dos personagens.

"É realmente um equilíbrio entre a comédia e o drama", diz o encenador.

Informe-se sobre a peça

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais