Um dos textos que marcaram a trajetória da dramaturga francesa Yasmina Reza, "Arte" ganhou mais uma montagem brasileira. Com Marcelo Flores, Vladimir Brichta e Claudio Gabriel no elenco, o espetáculo chega neste domingo (19) ao teatro Renaissance (zona oeste de São Paulo) após uma temporada carioca.
- Claudia Raia volta a São Paulo com o musical "Cabaret"
- Vladimir Brichta estreia comédia que mostra olhar masculino sobre a amizade
- Comédia mostra conversa sarcástica entre quatro amigas
Com outros dois textos de Reza no currículo --O Homem Inesperado" (2006) e "Deus da Carnificina" (2010)--, é Emílio de Mello quem assume a direção.
A peça é marcada pelas características que levaram a premiada autora à consagração: aspectos aparentemente banais do cotidiano trazem à tona discussões profundas.
Na trama, a compra de um quadro monocromático gera um embate entre três amigos: por que pagar tão caro por uma obra toda em branco? O fato é mote para a emersão de temas como arte, trabalho, comportamento e relacionamentos.
Para a montagem, buscou-se reforçar as engrenagens do jogo cênico. "Os personagens não sobrevivem sozinhos, eles só existem a partir desse conflito", explica Emílio.
A comicidade, algo bastante presente na obra de Reza, surge como uma espécie de alegoria, que mascara a infelicidade dos personagens.
"É realmente um equilíbrio entre a comédia e o drama", diz o encenador.
Comentários
Ver todos os comentários