Descrição de chapéu melhor cinema de sp
Cinema

Com upgrade, sala Imax do Cinépolis JK Iguatemi tem a melhor projeção de SP

Cinema na zona sul da capital ganha projetor a laser e novo sistema de som

Interior da sala Imax do Cinépolis JK Iguatemi

Interior da sala Imax do Cinépolis JK Iguatemi, eleito na categoria de melhor projeção Adriano Vizoni/Folhapress

São Paulo

Maior vencedor do Oscar, com sete estatuetas, "Oppenheimer", de Christopher Nolan, também deve parte do sucesso do filme ao formato Imax, o que não passou despercebido na cerimônia de premiação. Emma, mulher de Nolan, recebeu o troféu de melhor filme agradecendo a todos que trabalham na Imax, e a todos os cinemas que projetam no formato.

E depois de uma temporada recheada de lançamentos no formato, não foi tão difícil eleger a sala Imax do Cinépolis JK Iguatemi como a de melhor projeção, de acordo com o júri do Guia Folha.

Projetor Imax do Cinépolis JK Iguatemi
Projetor Imax do Cinépolis JK Iguatemi - Adriano Vizoni/Folhapress

São Paulo possui três salas do gênero, cada uma com características próprias e diferente distribuição de som. As outras ficam no Espaço Itaú de Cinema - Pompeia e no UCI Anália Franco. No entanto, a sala do JK se destacou das duas irmãs.

Principal sala do JK Iguatemi, o espaço ganhou um upgrade e passou a se chamar Imax with Laser. De acordo com Luiz Fernando Angi, gerente de marketing da Cinépolis no Brasil, o investimento foi de cerca de R$ 10,2 milhões. Esta é apenas a segunda sala do formato da empresa; a outra fica no México, onde a rede tem sua sede.

Brilho, luminosidade e contraste ficam ainda mais evidentes na nova tela —o tecido dela em si também foi trocado—, com um projetor único adaptado para as dimensões da sala Imax.

O sistema de som foi amplificado com mais quatro caixas instaladas no teto, além de duas nas laterais e uma atrás da tela, deixando o som do cinema 12.1. Para completar a perfumaria, o espaço trocou o tapete e os corrimões.

Já os cadeirantes ficam bem posicionados na sala, na fileira F, numa posição mais central do espaço —o acesso se dá por meio de um elevador.

Em 2023, curiosamente, lançamentos seguidos de blockbusters causaram um engarrafamento nas salas Imax, com estreias quase na sequência de "Indiana Jones e a Relíquia do Destino", "Missão: Impossível – Acerto de Contas - Parte Um" e "Oppenheimer".

Reza a lenda que Tom Cruise, produtor e astro da franquia "Missão: Impossível", irritou-se com o fato de o filme de Nolan chegar ao formato Imax apenas uma semana depois de seu longa, que foi empurrado para as salas convencionais. De acordo com sites especializados, a Imax teve um aumento considerável nas receitas graças a "Oppenheimer".

O próprio Nolan poderia ser alçado ao cargo de embaixador do formato, desde que rodou cenas em Imax para "Batman - O Cavaleiro das Trevas" (2008). A partir daí, o diretor só aumentou o uso das câmeras Imax em filmes como "A Origem" (2010), "Interestelar" (2014), "Dunkirk" (2017), "Tenet" (2020) e "Oppenheimer" (2023) —nos dois últimos, ele chegou a usar câmeras Imax 70 mm, mas não temos sala com esse projetor no Brasil.

Passado o Oscar de 2024, a sala Imax já está exibindo um forte candidato a várias indicações na cerimônia do ano que vem: a ficção "Duna: Parte 2", de Denis Villeneuve. Ainda neste ano, o formato terá lançamentos como "Godzilla x Kong: O Novo Império" e "Furiosa", derivado de "Mad Max".

Em tempos em que produções originais para streaming ganham cada vez mais espaço, ainda é um colírio
para os olhos (ou uma avalanche visual) ter a experiência de uma exibição em Imax.

Cinépolis JK Iguatemi

CONHEÇA OS CINEMAS VENCEDORES

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais