Descrição de chapéu melhor cinema de sp
Cinema

Cinema do Frei Caneca, em SP, tem melhor programação com conceito arteplex

Cinema com nove salas mescla filmes comerciais com longas do circuito de arte

São Paulo

O passado de cineclubista de Adhemar Oliveira é facilmente detectado quando se começa a falar sobre cinema com o diretor de programação dos cinemas do grupo Espaço. Um deles, o Espaço Itaú Frei Caneca, foi escolhido pelo júri do Guia como o de melhor programação da cidade —o complexo do shopping Frei Caneca também foi eleito o melhor da região central.

"O Oscar deste ano está bom para nós", conta, lembrando que muitos dos concorrentes tinham acabado de estrear ou ainda eram inéditos quando as indicações saíram, em janeiro.

Salas do Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca, eleito o de melhor programação da cidade
Salas do Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca, eleito o de melhor programação da cidade - Adriano Vizoni/Folhapress

"‘Pobres Criaturas’ está fazendo muito sucesso no Frei Caneca e foi bem no Pompeia também. A performance dela [Emma Stone] é incrível, é um Frankenstein feminino", aponta, antes de dizer seu título preferido entre os que estão em cartaz, "Dias Perfeitos", de Wim Wenders. "Ele fez uma junção perfeita da cultura americana com a filosofia japonesa."

No domingo da entrega do Oscar, o Frei Caneca exibia sete títulos com indicações ao prêmio, incluindo a versão legendada da animação "O Menino e a Garça", o documentário "20 Dias em Mariupol" e o alemão "A Sala dos Professores" —o Reag Belas Artes tinha oito indicados em cartaz.

Adhemar tem o auxílio de outros dois profissionais para montar a programação das salas e afirma que o Frei Caneca é que melhor se encaixa no conceito arteplex, que mistura títulos alternativos com outros mais populares. "Sempre tenho pelo menos três filmes mais independentes no Pompeia, mas se for muito alternativo, só vai para o Frei Caneca."

"O grande barato é distinguir o cinema com uma programação alternativa", diz. De acordo com o programador, o calendário de lançamentos ainda não voltou ao eixo normal após uma série de
lançamentos encavalados pela pandemia e, depois, com a greve que assolou Hollywood.

Adhemar acha que a oferta de títulos hoje é maior do que em outros tempos, o que o obriga a ser mais criterioso na seleção. Destaques dos festivais são importantes, mas é preciso pescar títulos
que passam despercebidos até por Cannes ou Veneza.

Para descobrir pérolas como essas, ele diz que costuma ler publicações internacionais, como o jornal francês Libération, além de usar o seu feeling de cinéfilo.

O programador não vê problema em lançamentos de plataformas de streaming, como o próprio "Dias Perfeitos", da Mubi, desde que respeitem um período justo de intervalo. Como exemplo negativo, cita "Maestro", que chegou à Netflix apenas duas semanas depois de estrear no cinema. "Assim não exibo", afirma.


Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca
R. Frei Caneca, 569, 3º piso, Consolação, região central, tel: 3472-2359. itaucinemas.com.br

CONHEÇA OS CINEMAS VENCEDORES

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais