Descrição de chapéu melhor cinema de sp
Cinema

Cinesesc, eleita a melhor sala de cinema em SP, fomenta cultura e exibe filmes do circuito

Espaço na rua Augusta ocupa espaço de rua desde 1979 e tem o melhor cineclube da cidade

São Paulo

O Cinesesc é cinema de rua, mas também é sala especial. Exibe filmes que estão em cartaz, mas programa várias sessões de títulos fora do circuito e com debates. Cobra ingresso, mas apresenta mostras gratuitas. Tem capacidade para 273 pessoas, mas tem um cantinho no fundo com um bar e vista para a tela.

Interior de um cinema
Interior do Cinesesc, eleito melhor sala e melhor cineclub - Adriano Vizoni/Folhapress

Com essa versatilidade, o cinemão da rua Augusta, a duas quadras e meia da avenida Paulista, foi escolhido a melhor sala de cinema da cidade.

"Aqui é uma sala de cinema de rua, mas não deixa de ser uma unidade do Sesc. Então a gente tem, não só uma programação de cinema comercial, mas todo um olhar educativo", conta Graziela Marcheti, coordenadora de programação do Cinesesc.

Desde 1979, o cinema ocupa o espaço que antes abrigou o Cine Orly. Nas semanas que precediam o Oscar, o Cinesesc exibia filmes como "Pobres Criaturas", de Yorgos Lanthimos, ou "Dias Perfeitos", de Wim Wenders. Mas não só.

Entre 7 e 12 de março, por exemplo, o espaço exibiu a pequena mostra Sete Vezes Sandra Hüller, com filmes de uma das atrizes mais celebradas em 2023 por sua participação nos oscarizáveis "Anatomia de uma Queda" (com o qual ela foi indicada) e "Zona de Interesse", vencedor de melhor filme internacional.
Também esteve em cartaz recentemente, e com exclusividade, "Os Colonos", longa de Felipe Gálvez Haberle que representava o Chile no Oscar de filme internacional.

Gerente do Cinesesc, Simone Yunes lembra que o cinema foi a linguagem que mais sofreu durante o período da pandemia. "Até por isso, também fazemos coisas para trazer as pessoas de volta à sala", conta. De acordo com ela, o público melhorou nos últimos meses, mas não voltou ao patamar pré-Covid 19.

O cinema exibiu em 2023, por exemplo, o sucesso "Barbie". Mas o longa só entrou por lá depois de rodar o circuito por algumas semanas, suscitando discussões. "Nosso objetivo é sempre de estabelecer uma mediação com o público", afirma Marcheti.

Em torno do filme de Greta Gerwig, o cinema promoveu uma roda de conversas, com escritoras e críticas sobre a relevância da adaptação. Duas semanas depois, na última sessão do longa, teve uma apresentação do designer Mario Querioz, especialista em comunicação e semiótica.

Nesta semana, o Cinesesc abriga mais uma vez a Mostra de Tiradentes, com uma seleção de longas e curtas exibidos no festival mineiro. Em abril é a vez do 50º Festival Sesc Melhores Filmes, evento que propõe uma retrospectiva e também debate os percalços do cinema. "A cultura é a nossa forma de trabalhar a educação", afirma Marcheti.


Cinesesc
R. Augusta, 2.075, Cerqueira César, tel. 3087-0500. Mais informações em sescsp.org.br

CONHEÇA OS CINEMAS VENCEDORES

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais