Descrição de chapéu covid e meu bairro
Passeios

Conheça cinco espaços literários na Vila Buarque, de nova livraria a banca reformada

Endereços em SP reúnem livros, revistas, publicações independentes e artes gráficas

Livraria Gato Sem Rabo abre as portas no sábado, dia 29 Gabriel Cabral/Folhapress

São Paulo

Nem só de bares, restaurantes e comidinhas vive a região de Santa Cecília e Vila Buarque. O mundo dos livros e das publicações forma um circuito tradicional —não apenas com a histórica biblioteca Monteiro Lobato, criada em 1936 e que possui um acervo dedicado à literatura infantil e juvenil, mas também com novidades lançadas durante a pandemia.

É o caso da livraria Gato Sem Rabo, espaço com publicações feitas somente por mulheres e que tem inauguração marcada para este sábado, dia 29. Na seleção, também há outros endereços clássicos da região, como a Sala Tatuí e o sebo Clepsidra, que viu a clientela diminuir consideravelmente no último ano.

Por terem sido consideradas serviços essenciais, as bancas puderam ficar abertas nos períodos de quarentena. Além das clássicas, de revistas, a região também tem bancas diferentonas, que exibem publicações independentes e artes gráficas nas prateleiras.

Rodrigo Motta, proprietário da Banca Curva, afirma que o movimento é mais interessante quando o comércio ao redor também está funcionando. “Quando a banca é a única aberta, é mais difícil”, diz. Por isso, o espaço criou um site e só tem aberto as portas aos sábados.

Apesar do roteiro não tomar muito tempo, quem o fizer deve terminar o dia com uma boa bagagem cultural. Se for sair de casa, não se esqueça de usar a máscara e de manter o distanciamento social. Confira cinco opções a seguir e bom passeio.

Banca Curva
Zines, livros, gravuras, cartazes e outras publicações estão disponíveis no espaço, que fica em uma banca na calçada e joga luz sobre o mercado independente. Rodrigo Motta, proprietário, faz a curadoria do que é exposto para venda a partir de material publicado por coletivos e pequenas editoras. Na pandemia, está abrindo apenas aos sábados.
R. Dr. Cesário Mota Júnior, 340, Vila Buarque, região central. Sáb.: 13h às 17h. bancacurva.com.br


Livraria Gato Sem Rabo
Abertura mais recente do bairro, a livraria conta com catálogo formado somente por obras escritas por mulheres. O curioso nome "Gato Sem Rabo" foi inspirado no ensaio “Um Teto Todo Seu”, de Virginia Woolf, renomada escritora britânica. No acervo, são cerca de 1.500 títulos, publicados por mais de 150 editoras, abarcando diferentes gêneros e áreas, tanto da ficção quanto da não-ficção. A inauguração está marcada para este sábado, dia 29.
R. Amaral Gurgel, 338, Vila Buarque. Abertura neste sáb. (29). Ter. a sáb.: 11h às 17h. Pedidos via WhatsApp (11) 99976-0011


Livraria Martins Fontes
Diferente dos outros estabelecimentos desta lista, o funcionamento desse endereço é diário. Clássico da região, é uma das principais opções para quem procura um lançamento.
R. Dr. Vilanova, 309, Vila Buarque, tel. (11) 3539-2080. Seg a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 10h às 18h. Dom.: 10h às 17h. martinsfontespaulista.com.br


Sala Tatuí
Livraria e espaço cultural, serve de sede da editora Lote 42 e de braço da Banca Tatuí, que está fechada por causa da Covid. Oferece sobretudo títulos independentes e obras raras, com acervo ligado também às artes gráficas. A visitação ocorre com agendamento.
R. Br. de Tatuí, 302, sala 42, Vila Buarque. Seg. a sex.: 10h às 19h. É necessário agendar p/ tel. (11) 2729-8952, WhatsApp (11) 98873-4555, email: contato@salatatui.com.br, Facebook ou Instagram: @salatatui


Sebo Clepsidra
Por ficar próximo à Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), um dos focos desta unidade do sebo são os livros de ciências humanas, que atendem aos estudantes da região. No acervo, também há literatura e títulos próprios, lançados pela editora Sebo Clepsidra.
R. Dr. Cesário Mota Jr., 296, Vila Buarque, tel. (11) 2476-0378. Seg. a sáb.: 12h às 18h. seboclepsidra.com.br

Colaborou Marina Consiglio

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais