Veja 10 passeios grátis para curtir SP gastando pouco ou nada

Roteiro de março inclui concerto no subterrâneo da catedral da Sé e apresentações de hip-hop

São Paulo

A agenda cultural em São Paulo parece ter voltado ao seu ritmo normal. Depois de adiamentos seguidos de eventos, o afrouxamento de medidas contra a Covid, como a liberação do uso de máscara em espaços abertos, permitiu a volta de shows, peças de teatro e outros eventos sem restrições na capital paulista.

Em meio a essa programação, há diferentes opções gratuitas para conhecer na cidade, que vão de shows de hip-hop ao ar livre, a exibição de filme clássico com trilha sonora ao vivo e concerto no subterrâneo da catedral da Sé.

Concerto na cripta subterrânea da catedral da Sé, no centro de São Paulo
Concerto na cripta da catedral da Sé, que terá nova edição no sábado (12) - Thamara Lage/Divulgação

Confira abaixo dez atrações de diferentes roteiros para conferir no mês de março. Mas lembre-se: a máscara continua obrigatória em locais fechados. Mantenha, ainda, cuidados como distanciamento social e o uso de álcool em gel. Além disso, tenha em mãos o comprovante de vacinação, exigido em alguns dos locais.

CINEMA

O Garoto
Ao lado de "Tempos Modernos" e "O Grande Ditador", "O Garoto" é um dos filmes mais reconhecidos de Charles Chaplin, com a história de um vagabundo que cuida de um menino abandonado. O filme mudo em preto e branco ganha a companhia de música ao vivo tocada pelo pianista Tony Berchmans em evento nesta terça, dia 14, no CCSP. O longa, que completou cem anos em 2021, será exibido em uma cópia de 16 mm.
CCSP - r. Vergueiro, 1.000, Paraíso, região central, tel. (11) 3397-4000. Ter. (14), às 19h. Grátis


Mostra Frances McDormand
A atriz americana ganha uma mostra dedicada à sua carreira, que inclui a exibição de filmes como "Nomadland", "Três Anúncios para um Crime" e "Fargo", que lhe renderam o Oscar de melhor atriz. McDormand, presente com frequência em filmes dos cineastas Wes Anderson e dos irmãos Ethan e Joel Coen, também aparece em "A Crônica Francesa", "Moonrise Kingdom", e "Gosto de Sangue", que marca sua estreia no cinema.
MIS - av. Europa, 158, Jardim Europa, região oeste, tel. (11) 2117-4777. Sex. (11) a dom. (13), às 15h, 17h, 18h e 19h. Grátis, ingressos em mis-sp.byinti.com

EXPOSIÇÕES

Caco Galhardo
Recém-inaugurada, a mostra reúne cerca de 30 trabalhos do cartunista da Folha Caco Galhardo, entre tiras, páginas de HQs, cartuns e telas feitas em acrílico, produzidas em mais de duas décadas de carreira. O cartunista atualmente publica a série "Daiquiri" na Ilustrada.
9° Arte Galeria - r. Augusta 1.371, loja 113, Consolação, região central, tel. (11) 2776-0999. Até 2/4. Ter. e qua., das 11h às 15h; sex., das 11h às 15h e das 19h às 21h; sáb., das 13h às 19h. Grátis

personagem desenhado pelo caco calhardo, ele é um homem vermelho com uma cabeça muuuito pequenina
Obra do cartunista Caco Galhardo - Caco Gualhardo

Felice Varini
A exposição tem atraído visitantes com as diversas fotos que circulam nas redes sociais e mostram as formas geométricas e coloridas do pintor suíço Felice Varini, que, espalhadas pelas paredes e na fachada de um casarão histórico na região central, criam uma ilusão de ótica. Em cartaz até o próximo dia 27, é a primeira individual do artista no país.
Instituto Artium de Cultura - r. Piauí, 874, Higienópolis, região central, tel. (11) 3660-0130. Até 27/3. Qua. a sex., das 12h às 18h; sáb. e dom., das 10h às 18h. Grátis, ingressos em eventim.com.br


Tunga: Conjunções Magnéticas
Está nas últimas semanas a mostra com 300 obras do escultor pernambucano Tunga, um dos maiores nomes das artes no país. São itens como esculturas e pinturas, espalhados entre o Itaú Cultural e o Instituto Tomie Ohtake, e que fazem um panorama de seus 60 anos de trabalho.
Itaú Cultural - av. Paulista, 149, Bela Vista, região oeste, tel. (11) 2168-1777. Instituto Tomie Ohtake - av. Brig. Faria Lima, Pinheiros, região oeste, tel. (11) 2245-1900. Até 10/4. Ter. a dom., das 11h às 19h no Itaú Cultural e das 11h às 20h no Instituto Tomie Ohtake. Grátis

SHOWS

Ball Vera Verão convida Bixarte
A cantora e poeta paraibana Bixarte faz um show de abertura na quinta edição do ballroom Vera Verão, uma espécie de baile que inclui competições artísticas, como performances de dança e desfiles, em homenagem a pessoas negras e à comunidade LGBTQIA+.
Casa Natura Musical - r. Artur de Azevedo, 2.134, Pinheiros, região oeste, tel. (11) 3031-4143. Sáb. (12), às 20h. Grátis, ingressos na bilheteria na data


Concertos Cripta
O concerto, realizado dentro da cripta da catedral da Sé, é comandado pelo quarteto Benedictus, que apresenta ave-marias de diferentes épocas e peças de compositores como Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Tomás Luis Victoria.
Catedral da Sé - pça. da Sé, s/nº, centro, Instagram @catedraldasesp. Sáb. (12), às 16h. Grátis, ingressos na bilheteria na data


Mês do Hip-hop
Tem abertura nesta sexta-feira, dia 11, a programação da Prefeitura de São Paulo dedicada ao hip-hop e que traz shows, saraus e debates gratuitos em diferentes locais da cidade. No sábado (12) e no domingo (13), por exemplo, a Praça das Artes recebe apresentações de Black Alien, Rael, Dexter, Bivolt e o DJ KL Jay.
Praça das Artes - av. São João, 281, centro, tel. (11) 3225-8201. Sáb. (12) e dom. (13), das 13h às 21h. Grátis

Homem negro cantando em palco
O cantor Black Alien, que fará show na Praça das Artes - Tuyuka Lara/Divulgação

TEATRO

Jardim das Iyabás
Encenado pela Cia. Odata, o espetáculo une música percussiva e contação de histórias sobre a memória de mulheres negras, por meio das iabás Oxum, Oyá, Nanã e Iyemanjá. Neste sábado (12), o evento gratuito faz parte da programação da Vila Itororó dedicada ao mês da mulher, que conta ainda com shows e outras performances artísticas ao longo de março.
Vila Itororó - r. Maestro Cardim, 60, Bela Vista, região central, tel. (11) 3253-0187. Sáb. (12), às 11h. Grátis


Mary e os Monstros Marinhos
A peça infantil da Cia. Delas aborda os universos da ciência e da pré-história ao recontar a trajetória da paleontóloga inglesa Mary Anning (1799-1847), conhecida por descobrir, quando ainda era adolescente, o fóssil de um réptil marinho.
Direção: Rhena de Faria. Com: Cecília Magalhães, Julia Ianina e Thaís Medeiros. Livre. Sesc Interlagos - av. Manuel Alves Soares, 1.100, Parque Colonial, região sul, tel. (11) 5662-9500. Até 27/3. Dom., às 15h. Grátis

Peça infantil "Mary e os Monstros Marinhos"
Elenco da peça infantil 'Mary e os Monstros Marinhos' - Maria Tuca Fanchin/Divulgação

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais