Exposição do 'Castelo Rá-Tim-Bum' que foi sucesso no MIS volta a SP em shopping

Mostra reúne acervo original do programa de TV e ainda tem ingressos disponíveis

São Paulo

Quando estreou no MIS, o Museu da Imagem e do Som, em 2014, a exposição dedicada ao clássico infantil "Castelo Rá-Tim-Bum" logo ganhou longas filas, teve seus ingressos esgotados e recebeu uma série reclamações por causa disso, sendo prorrogada para dar conta do enorme público e das lotações.

Oito anos depois, a mostra ganha mais um repeteco em novo endereço na capital paulista —agora, abre as portas nesta terça, dia 17, no Santana Parque Shopping, na zona norte de São Paulo. Há ingressos ainda disponíveis até setembro, quando sai de cartaz.

Cenário da exposição do Castelo Rá-Tim-Bum
Cenário da exposição do 'Castelo Rá-Tim-Bum', no Santana Parque Shopping - Vivian Gradela/Divulgação

A atração reúne o mesmo acervo usado na exposição do MIS, em uma área de 500 metros quadrados que recria cenários do seriado da TV Cultura, exibido entre 1994 e 1997. Logo na entrada está o conhecido Porteiro, personagem que recebe os visitantes num cenário que lembra a porta do castelo do programa.

Em seguida, o visitante caminha pela sala, onde perambulavam na televisão personagens como Nino, o menino bruxo de 300 anos, sua tia-avó Morgana e o tio Victor. É possível ver ainda a árvore da cobra Celeste, o relógio falante e o lustre onde viviam as fadas Nara e Lara, por exemplo.

A visita passa por 20 cenários que fizeram parte da produção, entre eles o quarto da bruxa Morgana, a biblioteca do Gato Pintado, a casa dos passarinhos músicos, o laboratório dos cientistas Tíbio e Perônio e a cozinha onde Nino se reunia com os amigos Biba, Zeca e Pedro.

Figurinos usados pelos atores, fotos, bonecos, croquis, móveis e outros itens originais do programa criado pelo dramaturgo Flávio de Souza e pelo diretor Cao Hamburger estão expostos.

A diferença desta versão para as anteriores está na montagem dos ambientes, afirma Júlio Cardoso, responsável pela mostra no shopping. A ordem dos cenários muda, e os ambiente tiveram os tamanhos ajustados para se adequarem ao espaço do centro de compras.

Mas ele diz que há uma novidade: uma banheira instagramável, na qual é possível entrar para tirar foto junto com o ratinho que cantava que banho é muito bom. Outro diferencial é a maquete original do castelo, que foi restaurada.

No MIS, a exposição foi um fenômeno de público e se tornou a mais visitada da história do museu, reunindo 410 mil pessoas em seis meses. A atração ganhou uma segunda montagem, maior, no Memorial da América Latina, em 2017 e 2018, e dobrou a meta: foram 821 mil visitas em 11 meses.

Mostrando que ainda tem um público nostálgico disposto a pagar para entrar no castelo que marcou gerações, a exposição ganhou ainda uma terceira versão, em 2018, em um shopping de Campinas, no interior paulista.

Esta quarta edição, na zona norte da cidade, estava prevista para ser inaugurada em abril de 2020, mas não pôde abrir por causa das restrições impostas pela pandemia de Covid-19 e foi adiada.

Como está dentro de um centro comercial, a atração também terá uma lojinha própria com produtos com a cara do programa dos anos 1990, como camisetas, chaveiros, canecas e almofadas. Os ingressos para visitar o local custam de R$ 25 a R$ 38 e estão à venda no site do Ingresso Rápido e na bilheteria do local.

Exposição Castelo Rá-Tim-Bum

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais