Monólogo com Lu Grimaldi usa d. Maria 1ª para tratar da loucura em SP

A rainha d. Maria 1ª (1734-1816) é pouco conhecida por seu nome. Os brasileiros a reconhecem como a mãe de d. João 6º ou como Maria Louca. Ela é levada ao palco pela atriz Lu Grimaldi em "Palavra de Rainha", que estreou neste sábado (13), no teatro Viradalata (zona oeste de São Paulo). Os ingressos custam R$ 30.

A ideia foi da própria Lu. "Achei que era hora de encarar um monólogo, depois de muito tempo trabalhando na TV, e fiquei com vontade de falar da loucura", diz.


Lu se inspirou em uma viagem que fez à Portugal. "Me deparei com locais e estudos sobre d. Maria e me perguntei se ela não teve o direito de ser louca. Afinal, era rainha, perdeu seis filhos para a varíola. Às vezes,
eu mesma tenho vontade de chutar o balde, imagine ela", brinca.

Com direção de Mika Lins e texto de Sérgio Roveri (que se baseou em quatro estudos históricos diferentes, indicados por Lu), a peça não é didática -a rainha é usada para falar do ser humano, da loucura e da figura da mulher.

A montagem não tem cenário, apenas um fundo preto e um vestido enorme, igualmente negro, com 220 m² de tecido, que envolve a atriz e se espalha pelo palco. "Não quisemos situá-la em nenhum lugar, e sim deixá-la à deriva, perdida no infinito dos próprios pensamentos", afirma Lu.

Informe-se sobre a peça

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais