Clássico de Tchékhov é transposto para o Brasil atual em peça de teatro

Nesta sexta (17), a peça "A Gaivota", escrita pelo dramaturgo russo Anton Tchékhov (1860-1904) em 1895, ganha nova adaptação pelas mãos do diretor Nelson Baskerville.

Intitulada "1 Gaivota - É Impossível Viver sem Teatro", a montagem transporta o texto de Tchekhov para o Brasil contemporâneo e questiona se é possível viver sem teatro hoje. "O foco da montagem é o subtítulo.

É uma homenagem ao teatro e uma reflexão sobre a nossa posição atual em relação a ele", conta Baskerville, também responsável pela adaptação do texto.


No enredo, os personagens estão de férias, sem fazer nada, em uma fazenda decadente. Neste "doce tédio rural", eles jogam bilhar, tomam banho num ofurô, falam sobre arte, filosofam, amam e bebem.

O elenco, formado por oito atores, entre eles Renato Borghi, Noemi Marinho e Pascoal da Conceição, lida com projeções e vídeos, que ajudam a compor a dramaturgia da peça, e tem seu camarim em cena —num exercício de metalinguagem teatral.

Para o diretor, trazer a peça para os dias de hoje é uma forma de aproximar o público do espetáculo. "Não modifiquei a estrutura de Tchekhov. Faço essa intermediação não para facilitar, mas para que a plateia consiga se ver mais na alma desses personagens", diz.

Informe-se sobre a peça

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais