Depois de lutar em uma guerra durante dez anos, o herói Ulisses se vê livre para voltar para casa. Os caminhos até lá, no entanto, são perigosos, e a jornada acaba levando mais dez anos.
Voltar para casa, mesmo que metaforicamente, é também o objetivo da Cia. Hiato, que completa dez anos encenando a história de Ulisses no Sesc Avenida Paulista. “Odisseia” estreia neste sábado (9).
O objetivo da companhia, segundo o diretor Leonardo Moreira, é voltar ao ponto de partida. Em dez anos, a Hiato investiu na experimentação e na tentativa de borrar os limites entre real e ficcional. Agora, quer traçar o caminho de volta.
“Essa peça é um retorno, uma tentativa de cumprir a função que talvez seja primordial no teatro: contar histórias.”
Ao longo do espetáculo, a companhia traça um paralelo entre a jornada de Ulisses e a trajetória do elenco. No primeiro canto, por exemplo, a produtora da peça entra em cena para contar ao público a história do pai, que partiu para descobrir as verdadeiras origens e abandonou a família.
Todo esse relato é costurado a partir da história de Telêmaco, jovem que, no texto de Homero, procura pelo pai.
A construção da narrativa vai mudando à medida em que o espetáculo avança e o público nota a ausência de Ulisses, que deveria narrar suas aventuras, mas não sobe ao palco.
“O Odisseu está desaparecido na nossa Odisseia, porque ele é o público. A gente queria fazer uma peça em que as pessoas tomassem o palco.”
É aí que o espectador percebe qual é, na verdade, sua função. “Queremos transformar a peça em uma festa. Servimos um jantar e chamamos o público para se juntar a nós.”
O objetivo do convite, segundo o diretor, é fazer todos refletirem sobre a própria história enquanto desconstroem a de Ulisses.
“‘Odisseia’ é a história de um homem que passa por várias ilhas, visitando mulheres que deixa esperando por ele. Por que repetimos essa questão do homem que vai embora? Precisamos descobrir como entendemos a ficção e a realidade e como podemos questioná-las”, diz.
Sesc Avenida Paulista - Praça - Av. Paulista, 119, Bela Vista, região central, tel. 3170-0800. 90 lugares. Qui. a sáb.: 19h. Dom.: 17h. Estreia 9/6. Até 8/7. Ingr.: R$ 9 a R$ 30.
Comentários
Ver todos os comentários