Descrição de chapéu arte
Teatro

Festival online Arte Como Respiro apresenta espetáculos de dança, teatro e performance

Obras foram contempladas por edital do Itaú Cultural e serão exibidas até domingo (6)

São Paulo

Espetáculos de nove estados serão apresentadas virtualmente na programação do Festival Arte Como Respiro – Edição Cênicas, do Itaú Cultural, entre esta quarta-feira (2) e domingo (6). Nesta etapa, serão exibidas 16 obras —cada uma delas fica disponível por 24 horas a partir do lançamento no site da instituição (itaucultural.org.br).

Os projetos apresentados se dividem em espetáculos completos, cenas teatrais, performances e quadros de dança e circo. As sessões noturnas, às 20h, são voltadas para o público adulto. Já no final de semana, a partir das 15h, acontecem as apresentações para o público infantil.

Registradas antes ou durante o período da quarentena, as obras trazem encenações de clássicos como Shakespeare, apresentações de danças que vão do maracatu ao vogue —estilo contemporâneo nascido na comunidade LGBT que imita poses de modelos nas revistas de moda—, até abordagem sobre a violência contra a população negra ou sobre situações individuais ou coletivas causadas pela pandemia da Covid-19.

As produções foram viabilizadas por editais de emergência realizados pelo Itaú Cultural para apoiar artistas impactados pela quarentena. Em maio, o projeto recebeu críticas por aprovar projetos de nomes já consagrados. A primeira edição da mostra de artes cênicas, em julho, teve a exibição de duas performances da atriz Bárbara Paz.

Ainda em setembro, entre os dias 16 e 20, será apresentado o segundo bloco de artes cênicas do projeto, com outras 24 obras. Vão ao ar, também em setembro, as apresentações do segmento de música (dias 9 a 13 e 23 a 27 de setembro), com shows de rock alternativo, indie pop, samba, música instrumental e ritmos regionais amazônicos. Outros segmentos do festival contemplam, ainda, trabalhos de artes visuais e fotografia.

*

PROGRAMAÇÃO
Os horários indicados indicam quando as obras entram no ar. A partir de então, elas ficam disponíveis por 24 horas em itaucultural.org.br

Pediu pra Parar, Parou (DF)
Rezos da Xamãe Zanoia / 4ª Ligação: Omar (PE)
Shakespeare Isolado (BA)
Qua. (2): 20h

Mil Litros de Preto (A Maré Está Cheia) (MG)
Rezos da Xamãe Zanoia / 5ª Ligação: Unidade (PE)
Qui. (3): 20h

O Híbrido (SP)
Quem Anda no Chão, Quem Anda nas Árvores, Quem Tem Asas (RJ)
VISITAÇÃO - Jornada à Natureza de Si Mesmo (SP)
Sex. (4): 20h

Circo Valise (SP)
Rio 2066 (RJ)
Sáb. (5): 15h

17 Dia #40tena (SP)
Duelo (SP)
Sáb. (5): 20h

O Barquinho Amarelo (SC)
Lá Vem o Rio (AM)
Dom. (6): 15h

A Carroça É Nossa (MA)
Mestre Mauricio Soares Arte e Vida (PE)
Dom. (6): 20h

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais