Musical "Billy Elliot" estreia hoje em SP; veja fotos e leia entrevista

"Billy Elliot", filme de Stephen Daldry de 2000, não tardou em chamar a atenção do meio musical e ganhou uma versão teatral cinco anos depois em Londres, dirigida pelo próprio Daldry e com composições de Elton John. Sucesso, a montagem ganhou produções nos Estados Unidos e na Austrália.

É a premiada franquia da Broadway --encenada em inglês com legendas em português-- que terá uma temporada de três semanas a partir desta sexta-feira (dia 2) no Credicard Hall (zona sul de São Paulo).

Os ingressos estão à venda pelo site da Tickets for Fun, pelo telefone 0/xx/11/4003-5588, na bilheteria da casa ou em pontos de venda. O valor das entradas varia de R$ 50 a R$ 280.


Tendo como pano de fundo uma greve de mineiros ocorrida no norte da Inglaterra nos anos 1980, a história é centrada no garoto Billy, filho de um desses trabalhadores. O menino descobre um talento para a dança, mas esconde o fato da família e da comunidade para evitar reprovações.

Informe-se sobre o espetáculo


PROCESSO DE SELEÇÃO

Quando Mitchell Tobin e Drew Minard, ambos de 13 anos, fizeram pela primeira vez a audição para se tornarem o personagem-título da produção, eles tinham 9 e 10 anos, respectivamente, mas não passaram no teste.

Não porque faltasse talento ou experiência (ambos dançam desde os 3 anos), mas porque ainda eram muito baixos para o papel. Foi preciso tentar mais cerca de cinco vezes cada um até serem chamados para a produção, em 2012, quando tinham 12 anos.

CLIQUE NA IMAGEM PARA VER UMA ARTE INTERATIVA COM CURIOSIDADES:

Crédito: REVISTA SAOPAULO/REVISTA SAOPAULO Clique na foto e veja arte interativa com curiosidades sobre o espetáculo "Billy Elliot - O Musical"

O casting para a montagem é tão complexo que se chegou a criar, em Nova York, o chamado Billy Camp. O programa (que acabou há cerca de seis meses) selecionava garotos para aulas de dança e canto. O treinamento não garantia que as crianças teriam o papel (elas precisavam fazer audições), mas permitia à produção acompanhar a evolução de meninos com potencial.

Após escolhidos para subir ao palco, os garotos ainda têm aulas de balé, sapateado, canto e aprendem a falar com sotaque.

Já que o papel-título exige muito do intérprete, três atores-mirins (Ty Forhan, 15 anos, Minard e Tobin) se revezam como Billy nas sessões.


CONFIRA ENTREVISTA COM NORA BRENNAN, DIRETORA DE CASTING INFANTIL:

Guia Folha - Você começou a trabalhar com a produção em 2006. Desde então, quantos garotos tentaram a audição para o papel de Billy e quantos foram selecionados?
Nora Brennan - Cerca de 3.000 participaram dos testes desde então e selecionamos 26 garotos.

Vocês procuram por características específicas nos meninos. Eles precisam ter uma certa idade, uma certa altura, uma certa voz, além de saber dançar e cantar...
A busca começa com a procura de garotos entre 10 e 12 anos, menores que 1,47 m e que são muito bons dançarinos de balé. Eles precisam já ter uma alta técnica de balé, o que leva anos, então eles já treinaram em algum lugar. Quando encontramos esses meninos que têm a técnica e a paixão pela dança, procuramos por potencial para outras coisas que eles ainda não saibam, como sapateado, canto, interpretação e acrobacias. Eles também precisam falar em um dialeto: Geordie, um tipo de inglês bastante específico.

Quanto tempo leva entre a seleção e a estreia de um ator-mirim na produção?
Depende de cada criança, é claro, de quão avançadas elas são. Pode ser entre seis meses a um ano. O processo de ensaio leva cerca de três meses, mas geralmente há uns três meses anteriores de treinamento, seja em sapateado, seja em acrobacias. E, para alguns garotos, pode levar até mais de um ano.

Durante o treinamento, quais aulas são dadas aos garotos que irão interpretar Billy?
De balé, sapateado, canto e acrobacias. Além disso, eles aprendem a falar em Geordie, dialeto do norte da Inglaterra.

Em geral, quanto tempo um garoto fica no papel de Billy?
Tudo com Billy varia bastante e depende da criança. Eu diria que a média é um ano e meio. Alguns garotos crescem mais rápido ou a voz muda com mais velocidade. Alguns poucos garotos ficaram no papel por cerca de dois anos.

Durante o tour, como é o treinamento desses garotos?
Eles continuam tendo aulas de balé, para continuarem em forma, além de aquecimentos antes das sessões a cada noite.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais