Adorável, Greta Gerwig protagoniza mais um longa sobre ela

Crítica

As Gretas mais famosas do cinema não poderiam ser mais diferentes. Garbo era toda glamour, poder, mistério. Gerwig é aparvalhada, balbuciante, adorável.

Ainda assim, elas têm algo fundamental em comum: como Garbo, Greta Gerwig criou uma persona tão marcante que cada filme protagonizado por ela se torna um filme sobre ela.

"O Plano de Maggie" não é exceção. Com seu enredo de encontros e desencontros amorosos entre tipos neuróticos e intelectuais de Nova York, o filme de Rebecca Miller foi logo comparado a Woody Allen e Noah Baumbach. Faz sentido.

Os atores Greta Gerwig (Maggie) e Ethan Hawke (John) em cena do filme de Rebecca Miller
Os atores Greta Gerwig (Maggie) e Ethan Hawke (John) em cena do filme de Rebecca Miller - Jon Pack/Hall Monitor Inc.; Divulgação

Mas também dá para dizer que "O Plano de Maggie" é, antes de tudo, o mais novo episódio de uma série documental sobre a vida de Gerwig.

"Nights and Weekends" (codirigido por ela), "Frances Ha" e "Mistress America" (dirigidos por Baumbach, seu marido) seriam alguns dos capítulos anteriores. Uma série sobre uma garota meio atrapalhada que se recusa a crescer: a assumir um namoro, um casamento, uma profissão. Uma Peter Pan do cinema indie.

No longa, Greta é Maggie, funcionária de faculdade que quer ter um filho, mas não um casamento. Prepara-se para uma criação independente, mas se envolve com John (Ethan Hawke), professor da faculdade casado com a dominadora Georgette (Julianne Moore).

John larga a mulher por ela, e Maggie tem a filha. Mas logo percebe que não quer mais o casamento. E aí bola o plano do título: devolver o marido para os braços de Georgette.

O filme foi classificado pela crítica americana como uma "anticomédia romântica". E realmente há algo de original (e salutar) na ideia de uma heroína cujos problemas começam com o casamento (em vez de terminarem com ele).

Mas o filme parece se contentar com o fato de ter em mãos uma premissa esperta e não se esforça muito para explorar todas as suas consequências cômicas.

No geral, o humor fez bem a Rebecca Miller. Roubou-lhe a pompa que ostentou em dramas como "O Mundo de Jack e Rose". Mas continua sendo uma diretora de palavras, não de imagens. Ainda falta uma marca distinta para seu cinema --algo que só reforça a sensação de que este é mais um filme de Greta, a adorável.

Confira toda a programação no site do "Guia" da Mostra.


O PLANO DE MAGGIE (MAGGIE'S PLAN)
DIREÇÃO Rebecca  Miller
ELENCO Greta Gerwig, Ethan  Hawke, Julianne  Moore
PRODUÇÃO EUA, 2015, 16 anos
MOSTRA 02/11, às 19h10, no Itaú Frei Caneca 3
AVALIAÇÃO bom

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais