Descrição de chapéu covid e meu bairro
Passeios

Oscar Freire retoma ritmo de pré-pandemia, e só os manequins de máscara dizem que existe crise

Conhecida pelo consumo de luxo, rua em SP recupera movimento e tem lojas cheias

Detalhe da vitrine da loja Le Lis Blanc, na rua Oscar Freire

Detalhe da vitrine da loja Le Lis Blanc, na rua Oscar Freire Eduardo Knapp/Folhapress

São Paulo

Não fossem a oferta abundante de álcool em gel e os manequins de máscara nas vitrines, ninguém diria que existe pandemia ao andar pela Oscar Freire, em São Paulo.

Praticamente tudo o que lembra o clima pré-Covid está de volta à rua, que tem ares de normalidade —ao menos no trecho que concentra a maior parte das lojas e é conhecido como um dos principais centros de consumo de luxo da cidade. Os restaurantes seguem apinhados de gente e as calçadas estão cheias de pessoas que batem pernas e de mãos que seguram sacolas, gelatos e lulus da Pomerânia.

Também seguem implacáveis os gim-tônicas harmonizados com cigarros eletrônicos, as roupas em tons pastéis, os conversíveis e a dualidade paulistana —cercadas da pompa, crianças vendem panos de prato para quem almoça e entregadores de aplicativo esperam o celular apitar com o próximo pedido de um restaurante caro.

No momento em que o governo flexibiliza ao máximo as regras da quarentena e as variantes da Covid circulam pela cidade, a rua da zona oeste e suas lojas parecem pouco ter a ver com o resto do comércio paulistano, que segue aos trancos e barrancos desde março do ano passado.

Ainda que a via não tenha passado incólume —a reportagem contou ao menos 13 imóveis comerciais para alugar ou em reforma ao longo de seus quase três quilômetros—, a comparação com as ruas ao redor não deixa esquecer por que a Oscar Freire ainda tem o metro quadrado estimado em R$ 15.867, segundo a DataZAP+.

“Faz uns quatro ou cinco meses que o movimento está normal. O brasileiro tem memória curta, né? Vacinou e já acha que está imune”, diz o segurança de uma das lojas, Paulo Rodrigo Garcia, de 42 anos. “Pode reparar, dá 15h e o pessoal sai dos restaurantes e começa a subir em direção às lojas para gastar o almoço”, brinca.

Para Luiz Fernando Turatti, professor de marketing e estratégia do Insper, a via é mesmo um ponto fora da curva. “Mesmo em outras ruas dos Jardins o pessoal acabou deixando o negócio mais rápido do que na Oscar Freire, que é o lugar mais cobiçado para se abrir um comércio. Você vê fechamentos, mas com uma recuperação muito mais rápida para o dono do imóvel, que fica com ele vazio por pouco tempo”, observa ele.

A impressão da presidente da Associação Comercial dos Jardins e do Itaim Bibi, Rosangela Lyra, é que a circulação de pessoas já chega ao dobro do que era antes do coronavírus, em 2019.

“A Oscar Freire sairá da pandemia ainda mais valorizada”, diz. O segredo, para ela, é a experiência do consumo pela qual a rua sempre foi conhecida —na disputa com os shoppings, ganha quem oferece o supertrunfo pandêmico: o ar livre.

“Quem antes só se sentava em um café e olhava as vitrines ao viajar para Milão ou Paris descobriu que também é possível fazer isso aqui, guardadas as devidas proporções. Muitas pessoas estão descobrindo a Oscar Freire”, diz.

Conhecida pelas grandes marcas que escolheram o quadrilátero de luxo —que engloba um trecho da Oscar Freire e vias próximas a ela— como sede de suas unidades mais caprichadas, a rua também teve suas repaginações.

Lojas de departamento como Renner e Riachuelo desembarcaram ali, balanceando o cenário até então dominado pelas etiquetas caras. Em contrapartida ao fast fashion, galerias com marcas acomodadas em pequenos boxes foram abertas e ocupadas por produtores independentes.

A chegada de empresas com discurso amigável ao meio ambiente, como Pantys, Desinchá e Natura, também pareceu abaixar um pouco o tom de grandiosidade da rua.

"Isso ajudou a aumentar a diversidade, trazendo um público que talvez procurasse esse tipo de coisa na Vila Madalena. O consumo consciente e a presença dessa geração que se preocupa mais com a história do produto mostram uma mudança no consumo não só da Oscar Freire, mas do todo”, analisa Turatti.

Mesmo que agora flerte com a imagem de um espaço mais democrático, o trecho turístico da Oscar Freire sai devendo quando a bolha é furada e a caminhada continua em direção à avenida Dr. Arnaldo.

​A calçada se afina, o número de árvores mirra e a rua ganha uma cara mais paulistana, cheia de postes, cabos de energia e pressa. Passa-se por pê-efes, barraquinhas de churrasco, paredes pichadas e lojas de todo tipo —construção, palmilhas, cortinas e consertos.

Bem na ponta da rua, no entanto, uma rede hipster de cafés abastece quem vai em direção ao aglomerado de marcas. Ainda estamos na Oscar Freire, afinal.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais