Conheça o Museu da Cachaça, que reúne 5.000 rótulos com degustação

Cachaçaria e restaurante Roda D'Água fica em Itaquaquecetuba, cidade da região metropolitana de São Paulo

-
Gabriela Carvalho
Itaquaquecetuba

Inaugurado há dez anos, o Museu da Cachaça expõe agora o acervo de 5.000 cachaças de diversas regiões do país coletadas durante 30 anos por Sebastião Marcino Soares, dono do Roda D’Água, restaurante e cachaçaria localizada em Itaquaquecetuba, município da região metropolitana de São Paulo.

Após a visita ao Museu da Cachaça, é possível degustar uma dose de cachaça
Alguns dos rótulos expostos no Museu da Cachaça, em Itaquaquecetuba - Gabriela Carvalho/Agência Mural

O acervo de bebidas fica dentro do restaurante. Ele fica aberto para visitação aos sábados e domingos, quando há uma recepcionista para conduzir a visita, mas também é possível solicitar a visita durante os outros dias da semana. Os visitantes, inclusive, podem degustar uma das cachaças expostas.

Com uma decoração vintage, os rótulos são expostos em meio a discos de vinil, eletrodomésticos antigos e itens que caracterizam a época em que as cachaças começaram a ser coletadas. "Sebastião começou a reunir rótulos que ganhava ou comprava. Em 30 anos, ele montou o acervo para construir este espaço", diz William dos Santos, gerente administrativo do Roda D’Água.

Apesar de o Museu da Cachaça também atrair visitas ao espaço Roda D’Água, quase todos procuram mesmo é o restaurante. "Oferecemos refeições à la carte para quem procura um passeio diferenciado. Temos o playground para as crianças, um espaço arborizado de dez mil metros quadrados e quiosques onde pets são bem-vindos. Tem o lago, as araras e a nossa famosa roda d’água", diz o gerente.

A roda d’água, na entrada do estabelecimento, fica ao lado do lago. É a marca do restaurante e do museu não por acaso. Para Marcino Soares, o símbolo traz memórias afetivas da infância, de quando ajudava o pai na roça e vislumbrava um moinho com a roda movida pela força da água em uma fazenda vizinha.

Ambiente do restaurante e cachaçaria Roda D'água
Roda d'água do restaurante de mesmo nome em Itaquaquecetuba - Gabriela Carvalho/Agência Mural

Com cardápio de comida típica brasileira, o restaurante tem refeições que variam de R$ 42 a R$ 180. Além disso, ao provar as cachaças, também é possível comprar as garrafas.

Apesar de o almoço ser o horário mais movimentado, as noites de sexta-feira, com música ao vivo, não ficam para trás. Pelas manhãs, o restaurante também fica aberto. Ele traz ainda um salão para evento, com telão, bastante procurado para confraternizações de fim de ano.

Museu da Cachaça

Agência Mural

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais