Conheça O Lúdico, novo restaurante em SP com comidas instagramáveis que já tem fila de espera

Novidade na Vila Mariana, endereço temático tem 15 ambientes decorados e pensados para fotos

São Paulo

Na primeira sala, esculturas de balas de ursinhos coloridos pendem do teto e uma árvore está carregada de maçãs do amor. Seguindo em frente, surge o boneco de um grande leão em uma banheira cheia de bolinhas transparentes. Logo ao lado, as figuras de uma dentadura e de uma girafa com asas de borboleta estão penduradas nas paredes.

Ambiente do O Lúdico, restaurante e bar instagramável na Vila Mariana
Um dos ambientes temáticos d'O O Lúdico, restaurante e bar instagramável na Vila Mariana - Fabio Orofino/Divulgação

A impressão que fica ao entrar n'O Lúdico, novidade na Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, é a de que se está entrando no mundo bizarro de "Alice no País das Maravilhas". Não à toa, há uma sala no endereço dedicada à famosa personagem, com enfeites como um grande Gato de Chesire, relógios e uma mesa com xícaras de chá.

Mais do que abrigar um restaurante e um bar, a casa aberta em 28 de novembro foi toda planejada para render conteúdo para o Instagram. São 15 ambientes divididos em dois andares e decorados com temas diversos, inspirados no mundo da fantasia, para servir de cenários para fazer fotos para as redes sociais.

Atendentes vestidos com macacões recepcionam os clientes e contam uma história. O enredo é que a porta é uma entrada para a Kombi do Lúdico, personagem de um viajante que dá a cara do lugar, com acesso a diferentes portais.

Os ambientes são divididos por nomes como o Mundo dos Monstros, o do Circo e o dos Doces, por exemplo. Cada um, com uma decoração própria. Uma pequena porta esconde um cômodo com a temática de fundo do mar, com esculturas de mergulhadores e banhistas em boias. Nem os banheiros escapam —um deles é decorado como o interior de uma geladeira.

Criar e montar todo esse universo lúdico levou cerca de um ano e meio: a maioria dos objetos da decoração é feita de forma artesanal. As ideias saíram da cabeça de Cadu Alves, dono e chef do endereço. "Hoje, quando você vai visitar um espaço instagramável, tudo é de ‘Harry Potter’ ou de alguma coisa medieval. Quis mudar isso, desenvolver um personagem e uma história legal que se venda", diz.

Formado em publicidade e propaganda e em gastronomia, Alves também está por trás do O Burguer, lanchonete em Moema que viralizou ao vender hambúrgueres recheados de queijo como se fossem uma fondue, além de outras comidas mirabolantes, em um passado que hoje parece remoto: o ano de 2016.

"Entendi que isso era um nicho. As pessoas gostam de experiência, de interação com a comida, e queriam bebidas diferentes, instagramáveis. Então a gente foi por um caminho que ainda não trabalhavam", conta.

O cardápio d'O Lúdico também navega por essas invencionices. O menu é tem dos tradicionais hambúrgueres, cachorros-quentes e pizzas a pratos mais elaborados, com ingredientes como polvo, joelho de porco, sorvete de pimenta e bastermá, um tipo de carne da gastronomia armênia.

"As pessoas têm essa ideia de que se é instagramável não é bom. Aqui, vamos trazer uma comida boa, para quebrar esse preconceito", diz o chef.

Ambiente do O Lúdico, restaurante e bar instagramável na Vila Mariana
Baleia Baleia Baleia, drinque feito com suco de abacaxi, purê de coco, limão-taiti e xarope de laranja - Fabio Orofino/Divulgação

Nada ali é servido em louças comuns. A porção de bolinho de costela vêm em um pequeno escorregador: o petisco desce deslizando e cai em uma piscina de Catupiry. Já a porção de pimenta doce recheada com coalhada e bastermá vem num prato no formato de uma lagarta azul que solta fumaça pela boca. Ambas as opções custam R$ 45,50.

As sobremesas também abusam da criatividade e do doce e vêm em formatos de caracol, cogumelo e até de uma esponja com sabonete.

Do lado das bebidas, o Tik Tik Boom é servido em um copo que lembra uma bomba-relógio, com direito a vela que solta faíscas e ao som de tic-toc de um relógio. O drinque é preparado com sucos de laranja, de limão-siciliano e de cranberry, além de xarope de cereja. Sai a R$ 32.

Alves apostou na alta coquetelaria para formar o bar do endereço, que lista drinques clássicos, autorais e mocktails, como são chamadas as receitas sem álcool. Um grande balcão decorado com luzes coloridas ocupa uma parte do primeiro andar do casarão de esquina.

Apesar de já receber o público, o restaurante ainda opera em soft opening. A inauguração oficial é no dia 18 deste mês. Até lá, é oferecido um desconto de 25% aos clientes. Ainda assim, a casa já tem atraído a atenção dos passantes e acumula até filas.

Pensando nisso, Alves montou um local de espera tão grande quanto os ambientes do lugar. Fica em uma área externa e coberta, com mesinhas e banquetas, de onde é possível pedir petiscos e drinques enquanto aguarda. Após a inauguração, haverá sistema de reservas.

Além do novo restaurante de comidas e bebidas malucas, o O Burguer deve passar por uma reforma para virar uma lanchonete temática de cozinha molecular. Outros dois projetos que investem na tal experiência estão nos planos de Alves. "A ideia é ser tipo os parques da Disney, mas um complexo de entretenimento de gastronomia."

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais