Célebre diretor Bob Wilson estreia peça com grupo alemão nesta terça em SP

Após passar por São Paulo em abril com o monólogo "A Última Gravação de Krapp", de Samuel Beckett, o norte-americano Robert "Bob" Wilson retorna à cidade a partir desta terça-feira (6) com outra montagem, "A Ópera dos Três Vinténs", do alemão Bertold Brecht. Os ingressos, infelizmente, já se esgotaram.

Crédito: Barbara Braun/Divulgação A companhia alemã Berliner Ensemble em cena do espetáculo "A Ópera dos Três Vinténs", dirigido por Robert Wilson

Desta vez, o encenador dirige (sem atuar) a célebre companhia Berliner Ensemble, fundada pelo próprio Brecht em l949.

A versão da peça a ser apresentada no Sesc Pinheiros (zona oeste) transfere a nostálgica Londres do século 18 presente no texto original --sátira mordaz do capitalismo-- para o século 20. Permanece a conhecida trilha sonora do compositor Kurt Weill.

Wilson, um dos maiores nomes do teatro experimental, é um multiartista. Formou-se em arquitetura, enveredou pelas artes plásticas e encontrou no teatro e na ópera um modo de reunir todas as formas artísticas.

Percebe-se em seu trabalho um apelo visual muito grande e uma concepção minimalista. É ele, um notório perfeccionista, quem assina a cenografia e o desenho de luz de seus espetáculos.

Na próxima semana, a Berliner Ensemble apresenta no Sesc Pinheiros outro espetáculo dirigido por Wilson: "Lulu", de Frank Wedekind, com músicas de Lou Reed.

Informe-se sobre "A Ópera dos Três Vinténs"

Informe-se sobre "Lulu"

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais