De Shakespeare a Machado de Assis, veja quatro peças online baseadas na literatura

Entre os destaques está 'Memórias Póstumas de Brás Cubas', que inspira musical

Marcos Abranches em 'O Idiota', com direção de Sandro Borelli

Marcos Abranches em 'O Idiota', peça online com direção de Sandro Borelli Divulgação

São Paulo

O funcionário público atormentado criado por Nikolai Gógol e o emblemático narrador-defunto de Machado de Assis já saíram dos livros e inspiraram diferentes peças de teatro quando esses lugares ainda estavam abertos e podiam receber plateias presencialmente. Agora, com mais um fechamento dos espaços culturais, eles inspiram quatro espetáculos virtuais.

Elias Andreato, que viveu em 1980 o personagem de "Diário de um Louco", de Gógol, agora dirige a peça em versão estrelada por Rainer Cadete. Outro escritor russo orienta outro espeáculo: Fiódor Dostoiévski, com seu clássico "O Idiota", que tem direção de Sandro Borelli.

Já "Macbeth", de William Shakespeare, ganha uma versão com Luis Lobianco, em que personagens que trabalham com teatro contam suas experiências e problemas, enquanto "Memórias Póstumas de Brás Cubas" se torna um espetáculo musical com Marcos Damingo.

A seguir, saiba onde e quando assistir a essas quatro peças virtuais.

Diário de um Louco
Rainer Cadete interpreta o funcionário público atormentado do conto "Diário de um Louco", de Nikolai Gógol —o diretor Elias Andreato viveu o mesmo personagem em 1980. Na peça online, o protagonista russo compartilha sua paixão pela filha de seu chefe e parece se perder na passagem dos dias.
Direção: Elias Andreato. Com Rainer Cadete. Até 28 de março. Sex. a dom., às 20h. R$ 20, no Sympla. 14 anos. Com tradução em Libras


Macbeth 2020
Luis Lobianco dirige a peça com sete personagens que fazem parte do universo das artes cênicas —entre eles, uma diretora de teatro contemporâneo e um ator do teatro elisabetano. Todos falam sobre suas experiências e problemas com montagens de "Macbeth", um dos clássicos de William Shakespeare.
Direção: Luis Lobianco. Estreia na sexta, dia 26, às 21h. Depois, a peça fica disponível para ser vista até 30 da maio. No Sympla. 12 anos

O ator Luis Lobianco, que estreia com 'Macbeth 2020'
O ator Luis Lobianco, que estreia com 'Macbeth 2020' - Divulgação

O Idiota
Para este solo de Marcos Abranches, o diretor Sandro Borelli se inspira no livro homônimo do russo Fiódor Dostoiévski sobre um personagem que retorna à Rússia depois de um longo período fora e se assombra com a sociedade que encontra. Nas apresentações das quartas, a dupla recebe sempre um convidado para debater temas ligados ao espetáculo. ​
Direção: Sandro Borelli. Com Marcos Abranches. Até 1º de abril. De ter. a qui., às 20h30. Gratuito. Ingressos pelo Sympla. 18 anos


Memórias Póstumas de Brás Cubas
O clássico de Machado de Assis e seu protagonista sarcástico inspiram a peça musical, que conta com o ator Marcos Damingo. A montagem teve apresentações presenciais e ganha versão online durante a pandemia. Dirigido por Regina Galdino, o monólogo musical é costurado por um tom cômico.
Direção: Regina Galdino. Com Marcos Damingo. Até 28 de março. Sáb. e dom., às 20h. Gratuito. Pelo Facebook. 14 anos.

O ator Marcos Damingo em 'Memórias Póstumas de Brás Cubas'
O ator Marcos Damingo em 'Memórias Póstumas de Brás Cubas' - Alex Silva/Divulgação

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais