Crítica: Peça 'Menino Deus Dioniso' resgata a tradição do bumba meu boi

A companhia O Grito, que há mais de dez anos vem produzindo espetáculos com temas contemporâneos para as crianças, está em cartaz com a peça "Menino Deus Dioniso" no Sesc Belenzinho. Os ingressos custam de R$ 2 a R$ 10.

A dramaturgia de Denise Alves destaca a manifestação popular maranhense do bumba meu boi, que traz a potência das toadas na trilha sonora ao vivo e no colorido sobreposto ao figurino branco e sofisticado de Telumi Hellen.


Chapéu de papel na cabeça, Toninho é o protagonista-menino que vive a aventura de ir em busca do pai em São Paulo depois de seu sumiço no mar. O elenco, bem orquestrado por Roberto Morettho, acerta no ágil revezamento de papéis.

Com poucos elementos em cena, as luzes bem desenhadas por Grissel Piguillem ganham força ao transpor a quentura maranhense para a aridez da cidade grande, onde Toninho acaba com a missão de "botar" o boi do pai para brincar.

O espetáculo traduz bem os aspectos genuínos dessa manifestação popular. Só resta justificar melhor o título, que, ao ler o programa da peça, entende-se que tem mais relação com o processo de pesquisa do grupo do que com o espetáculo que dele resultou.

Avaliação: bom.
Indicação do "Guia": a partir de 6 anos.

Informe-se sobre a peça

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais