07/07/2012 - 15h42

Quase sem falas, nova peça de Melamed causa grande impacto visual

Direção: Michel Melamed. Duração: 80 min. Não recomendado para menores de 16 anos.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

MARIA LUÍSA BARSANELLI
DE SÃO PAULO

Em seu novo trabalho, o ator e diretor Michel Melamed se despede do texto e cria um espetáculo em que a luz, o cenário, os objetos e o trabalho corporal e expressivo dos atores costuram um desfile de temas contemporâneos.

Andre Mantelli/Divulgação
Cena do espetáculo "Adeus à Carne ou Go to Brazil|", nova montagem do ator e diretor Michel Melamed
Cena do espetáculo "Adeus à Carne ou Go to Brazil|", nova montagem do ator e diretor Michel Melamed

"Adeus à Carne ou Go to Brazil", que estreia neste sábado (7) no Sesc Santana (zona norte de São Paulo), tem o Carnaval como pano de fundo. "O Carnaval em si já é um teatro, um espetáculo", define o diretor. As cenas são apresentadas como alas de uma escola de samba e exploram, de maneira por vezes crítica, temas atuais, como violência, individualismo e religião.

A quase ausência de falas --diferentemente do que ocorre em alguns trabalhos anteriores de Melamed, como "Regurgitofagia" (2004), que eram verborrágicos-- resulta em uma montagem de grande impacto visual e que permite ao espectador fazer diversas leituras.

"O objetivo é sempre convidar o público a recriar a realidade de uma maneira renovada", explica o encenador, que também integra o elenco formado por Alessandra Colasanti, Bruna Linzmeyer, Giselle Motta, Pedro Henrique Monteiro e Thiare Maia.

"Não era premeditado que não houvesse texto. Escrevi algumas coisas, porém tudo parecia enfraquecer a cena", diz Melamed. "Mas eu não acho que as palavras estejam ausentes. Tudo ali busca ser significado."

A pesquisa de linguagem do espetáculo, que discute o olhar do espectador diante da obra artística, é algo que já foi testado por Melamed em "SeeWatchLook", performance que ele dirigiu nas ruas de Nova York no ano passado.

O espetáculo, que acontecia em um cruzamento e era visto pelo público de uma espécie de passarela, chegou até a ganhar críticas positivas do jornal "The New York Times" (leia a crítica em inglês ).

Informe-se sobre a peça

Avaliações de cinema, teatro e exposições
ótimoruim
bompéssimo
regular
Publicidade
Coleção Musical (DVD)

Coleção Musical (DVD)

Vários

Comprar

Coleção John Wayne (DVD)

Coleção John Wayne (DVD)

John Wayne

Comprar

Coleção Elvis (DVD)

Coleção Elvis (DVD)

Elvis Presley

Comprar

Os Miseráveis - Minissérie (DVD)

Os Miseráveis - Minissérie (DVD)

Vários

Comprar

Coleção Pedro Almodóvar (DVD)

Coleção Pedro Almodóvar (DVD)

Pedro Almodóvar

Comprar