Saiba o que são vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais, tema de evento em SP

Em formato híbrido, feira Naturebas traz nomes como Bel Coelho, Checho Gonzales e Alana Rox

São Paulo

O universo dos vinhos naturais e um modelo de produção mais sustentável são alguns dos eixos da programação do Naturebas 2020 —até o dia 30 de novembro, o evento promove palestras e aulas online, além de algumas degustações presenciais.

Criada em 2013 dentro da Enoteca Saint VinSaint, na zona sul de São Paulo, a feira é a primeira e única do país dedicada aos vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos (abaixo, saiba mais o que são esses vinhos).

Neste ano, por causa da pandemia, o evento adotou um formato híbrido. Na ala virtual, conta com mais de 300 produtores e importadores em uma feira virtual, além de oferecer aulas, mapeamento de onde esses vinhos são produzidos, exibições de filmes e uma plataforma de conteúdo sobre sustentabilidade.

A programação traz ainda nomes como Bel Coelho, Checho Gonzales, Alana Rox, Lis Cereja, que é a idealizadora da feira, além de convidados estrangeiros.

No sábado (14), como parte da agenda do evento, ocorre o lançamento de "FreeRange.doc", série documental que mapeia o Brasil a partir de seus produtos agrícolas regionais, dirigida por Fabio Knoll e Cereja. A estreia presencial é fechada para convidados, mas a obra fica disponível na plataforma da Feira Naturebas a partir da data.

O ingresso, que custa R$ 185, dá acesso a todos os eventos virtuais, além de entrada livre ou desconto nos eventos presenciais. Veja a programação completa no site feiranaturebas.com.br.

Bê-a-bá dos vinhos

Convencionais
São os vinhos que dominam as prateleiras dos mercados e empórios. Eles são elaborados a partir de uvas que usam métodos convencionais de agricultura e vinificados também na maneira convencional, baseada em técnicas enológicas e insumos

Naturais
Os vinhos naturais são feitos com uvas de agricultura orgânica ou biodinâmica, que passam por vinificação natural. Não existe certificação ou definição conclusiva, mas a expressão tende a englobar vinhos que evitam aditivos enológicos. Alguns permitem o uso moderado de dióxido de enxofre

Biodinâmicos
Eles são feitos com uvas provenientes da agricultura biodinâmica e que passam por vinificação nos preceitos biodinâmicos. Passam por certificadoras. Na agricultura biodinâmica, além do cultivo orgânico, existe a busca pela integração e o equilíbrio dos reinos vegetal, animal e mineral nas atividades da propriedade

Orgânicos
Para um vinho ser considerado orgânico, não são só as uvas que precisam vir da agricultura orgânica: a vinificação também envolve processos específicos, regulados por certificadoras

Fontes: “As Novas Regras do Vinho”, de Jon Bonné (Ed. Companhia de Mesa), e “Vinhos Naturebas”, de Lis Cereja

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais