Descrição de chapéu Rússia
Dança

Balé da Cidade de São Paulo celebra 50 anos dançando Igor Stravinsky

Espetáculo 'Sagração da Primavera' estreia neste sábado (15)

São Paulo

Composição apontada pela crítica especializada como uma das mais importantes do século 20, “A Sagração da Primavera”, do russo Igor Stravinsky, é a música escolhida por Ismael Ivo para criar o novo espetáculo do Balé da Cidade. Segunda estreia de 2018 da companhia, que celebra 50 anos, a coreografia estreia no sábado (15) no Theatro Municipal.

Na encenação, bailarinos da companhia sobem ao palco ao lado da Orquestra Sinfônica Municipal, que, regida pelo maestro  Roberto Minczuk, interpreta a música ao vivo. 

A coreografia de Ivo se apropria da peça de Stravisnky para discutir a necessidade de  preservação ambiental. Ao longo da apresentação, pétalas de rosa caem sobre o palco. 

A intensidade da chuva de flores aumenta à medida em que a cerimônia de sagração se desenvolve e se torna um empecilho aos bailarinos, que passam a ter dificuldade de se movimentar pelo palco. O objetivo, segundo o coreógrafo, é chamar a atenção para os perigos da devastação da natureza.

Além da composição russa, o grupo interpreta, no prólogo do espetáculo, um trecho de “Fire and Frost Pattern” (padrão de fogo e gelo), de Andreas Brick. A música é entremeada por sons que remetem à atividade de vulcões e ao degelo.

Theatro Municipal de São Paulo - Pça. Ramos de Azevedo, República, tel. 3053-2100. 1.523 lugares. Ter., qua. e sáb.: 20h. Dom.: 18h. Até 22/9. 60 min. Ingr.: R$ 12 a R$ 80.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais