Composição apontada pela crítica especializada como uma das mais importantes do século 20, “A Sagração da Primavera”, do russo Igor Stravinsky, é a música escolhida por Ismael Ivo para criar o novo espetáculo do Balé da Cidade. Segunda estreia de 2018 da companhia, que celebra 50 anos, a coreografia estreia no sábado (15) no Theatro Municipal.
Na encenação, bailarinos da companhia sobem ao palco ao lado da Orquestra Sinfônica Municipal, que, regida pelo maestro Roberto Minczuk, interpreta a música ao vivo.
A coreografia de Ivo se apropria da peça de Stravisnky para discutir a necessidade de preservação ambiental. Ao longo da apresentação, pétalas de rosa caem sobre o palco.
A intensidade da chuva de flores aumenta à medida em que a cerimônia de sagração se desenvolve e se torna um empecilho aos bailarinos, que passam a ter dificuldade de se movimentar pelo palco. O objetivo, segundo o coreógrafo, é chamar a atenção para os perigos da devastação da natureza.
Além da composição russa, o grupo interpreta, no prólogo do espetáculo, um trecho de “Fire and Frost Pattern” (padrão de fogo e gelo), de Andreas Brick. A música é entremeada por sons que remetem à atividade de vulcões e ao degelo.
Theatro Municipal de São Paulo - Pça. Ramos de Azevedo, República, tel. 3053-2100. 1.523 lugares. Ter., qua. e sáb.: 20h. Dom.: 18h. Até 22/9. 60 min. Ingr.: R$ 12 a R$ 80.
Comentários
Ver todos os comentários