'Gira', novo espetáculo de dança do Grupo Corpo, estreia em São Paulo

Os bailarinos param de dançar, mas continuam visíveis aos olhos do público. Aqueles que já se apresentaram tomam seus lugares em cadeiras iluminadas por feixes de luz, simbolizando a presença de algo divino.

A cena integra a nova produção do Grupo Corpo, "Gira", que entrou em cartaz no Teatro Alfa nesta sexta (4). O espetáculo da companhia mineira de dança desenvolve o conceito de não cenário: o palco onde a coreografia é apresentada conta apenas com tule negro e não tem coxias.

"Quando os bailarinos saem de cena, eles vão para uma zona periférica, onde vestem um véu preto e são iluminados por uma lâmpada que indica a presença de uma entidade", explica o cenógrafo Paulo Pederneiras.

Com músicas da banda Metá Metá, "Gira" foi inspirado em religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé. A coreografia foi criada por Rodrigo Pederneiras a partir da trilha sonora original do grupo paulista, dedicada a Exu, orixá responsável pela comunicação entre os mundos espiritual e material.

O contraste entre claridade e escuridão está sempre presente em cena para explorar o significado da luz em diferentes crenças. "Há uma necessidade das religiões de manter o contato com outro plano de existência", comenta Paulo, que frequentou terreiros e explorou a literatura sobre umbanda e candomblé para dar vida ao espetáculo. "Nós entramos nessa empreitada com todo o respeito do mundo por essas religiões."

Depois de São Paulo, o grupo segue com a coreografia para Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Teatro Alfa - R. Bento Branco de Andrade Filho, 722, Jardim Dom Bosco, região sul, tel. 5693-4000. Qua. e qui.: 21h. Sex.: 21h30. Sáb.: 20h. Dom.: 18h. Até 16/8. Ingresso: R$ 50 a R$ 160. Ingr. p/ 4003-1212 ou ingressorapido.com.br.


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais